A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

São José e Campo Novo reúnem cerca de 300 produtores

Post Image

Com um público de mais de 200 pessoas, o primeiro Seminário Novo Código Florestal ocorreu no município de São José dos Quatro Marcos, às 9h desta segunda-feira, dia 18 de fevereiro de 2013, na sede do sindicato rural. O evento terminou aproximadamente 12h30, contando com a participação ativa de produtores rurais que queriam sanar dúvidas a respeito da nova lei.

Já em Campo Novo do Parecis, onde o evento ocorreu às 19h no mesmo dia, houve cerca de 60 participantes, contando, inclusive, com produtores de Tangará da Serra participando do evento.

O Seminário é realizado em nove municípios de Mato Grosso pelos sindicatos rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e traz o especialista nas áreas ambiental e fundiária e consultor da CNA, Rodrigo Justus, como palestrante para debater os desafios e perspectivas da nova lei.

O presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, realizou a palestra de abertura nos dois municípios.

São José
Estiveram presentes em São José dos Quatro Marcos Alessando Casado, presidente do sindicato rural de São José; Marciel Becker, gerente de aprendizagem rural do Senar-MT; Lucélia Perin, analista de meio ambiente da Famato, e Ezequiel Fonseca, deputado estadual.

De acordo com o presidente do sindicato rural de São José dos Quatro Marcos, Alessando Casado, os produtores rurais da região se mostraram interessados, com vários questionamentos que foram esclarecidos pelo palestrante Rodrigo Justus, especialista nas áreas ambiental e fundiária e consultor da CNA. "O assunto que mais preocupa os produtores de nossa região é sobre as reservas legais, já que a maioria tem propriedades com tamanho abaixo de quatro módulos fiscais [cerca de 320 hectares na região]", afirmou.

Ele contou que surgiram várias questões sobre como fazer a compensação das áreas desmatadas, de acordo com o bioma das propriedades e, principalmente, quanto à data que passará a contar os dois anos para que o produtor possa se readequar para emitir o Cadastro Ambiental Rural (CAR). "O produtor realmente quer readequar sua propriedade", disse Casado.

Campo Novo
Participaram do evento Alex Utida, presidente do sindicato rural de Campo Novo do Parecis; Marciel Becker, gerente de aprendizagem rural do Senar-MT; Rogério Romanini, diretor de relações internacionais da Famato; Lucélia Perin, analista de meio ambiente da Famato.

Segundo o presidente do sindicato rural, Alex Nobuyoshi Utida, foi um evento interessante para a região. Ele acredita que muitas dúvidas ainda surgirão quando os produtores realizarem os processos de CAR.

"Esta é uma informação importante trazida pela parceria entre sindicatos rurais, Senar-MT e Famato, para capacitar e preparar o produtor rural para os desafios e impactos que surgiram após aprovação do Novo Código Florestal. Principalmente, orientando as ações que devem tomar daqui pra frente", destacou Utida.

Próximas paradas
Nesta terça-feira, o Seminário ocorre em Juína (9h) e Colíder (19h).
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do Senar-MT www.senarmt.org.br ou diretamente no local.

Confira os próximos municípios onde o Seminário ocorrerá:

DIA

MUNICÍPIO/LOCAL

HORÁRIO

20/02

Barra do Garças – Anfiteatro "Fernando Peres de Faria" – Prefeitura

9h

20/02

Querência – Centro de Tradições Gaúchas da cidade (CTG)

19h

21/02

Rondonópolis – salão do Parque de Exposições

9h

21/02

Cuiabá – auditório do Senar-MT

19h

22/02

Sinop – Dia de Campo da Embrapa e Famato

9h

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT). Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) para ter acesso a mais informações da entidade.

 

Fotos: Anacreta Vitorasso