A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Instrutores do Senar-MT participam de Atualização Metodológica

Post Image

A cada dois anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realiza uma Atualização Metodológica com seus instrutores, que atuam nos eventos educacionais. Os cerca de 160 instrutores foram divididos em oito turmas que iniciaram as aulas no dia 17 de dezembro de 2012.
Os treinamentos são ministrados pelas colaboradoras do Senar Central, Janete Lacerda de Almeida e Áurea Maria Guedes de Araújo.

As aulas têm duração de 24 horas, sendo 20 horas destinadas à atualização metodológica e quatro horas ao conhecimento do sistema Senar nas Nuvens, que substituirá o sistema FWS, atualmente usado pela equipe técnica do Senar, instrutores e mobilizadores para gerenciamento dos cursos.

Tatiane Perondi, coordenadora pedagógica do Senar-MT, explica que os objetivos destes encontros são alinhar as informações metodológicas entre os instrutores e atualizar os planos de ensino dos treinamentos oferecidos pela instituição. “Esse momento é destinado à reflexão e troca de experiências sobre a prática metodológica para garantir a qualidade das informações técnicas que os instrutores passam aos trabalhadores do campo”

O instrutor Genimárcio Gonçalves, de Rondonópolis, participa da turma de Mecanização Agrícola. Para ele, a atualização é necessária para que os instrutores do Senar continuem desempenhando bem seu papel de educadores no campo. “A evolução tecnológica em mecanização em Mato Grosso está a todo vapor, pois, nos últimos anos, o Estado apresentou um crescimento acelerado das principais culturas como soja, milho e algodão. Em contrapartida, é preciso que haja mão-de-obra capacitada a usar esses equipamentos. O Senar busca acompanhar o ritmo dessa evolução oferecendo cursos para atender esta demanda. Desta forma, contribui para o processo de crescimento agrícola do Estado, que é líder em produção de grãos”, afirma Gonçalves que é instrutor há um ano e atua há dez anos como agrônomo.

Há cerca de 15 anos atuando como instrutora do Senar, dona Cezarina da Silva Barbosa é professora de Produção de Conservas Vegetais (FPR) e Crochê (PS) e já participou de muitas atualizações metodológicas. Ela acredita que esses encontros com a equipe pedagógica da instituição e o contato com os colegas instrutores enriquecem sua bagagem de conhecimentos. “Cada vez que nos reunimos, somos surpreendidos com novas técnicas. Além disso, um instrutor ajuda o outro, pois trocamos informações entre nós sobre o que aprendemos com os próprios alunos dos cursos”, relata.

O cronograma dos cursos está dividido da seguinte forma, de acordo com a área de atuação dos instrutores:
– 17 a 21 de dez: Pecuária
– 7 a 11 de janeiro: Agricultura, Silvicultura e Agroindústria
– 14 a 18 de janeiro: Agrossilvipastoril
– 21 a 25 de janeiro: Promoção Social

Durante esta semana, ocorrem treinamentos para turmas da área Agrossilvipastoril, divididas entre os temas: Operação e Manutenção em Motosserra (dias 14 a 16), Mecanização Agrícola (dias 14 a 18) e Agroindústria (dias 16 a 18).

Na próxima semana, de 21 a 25 de janeiro, os treinamentos da área de Promoção Social terão turmas de pintura em tecido, corte e costura, artesanato com couro bovino, artesanato com chifre, aproveitamento de alimentos e arranjos florais.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).