Os 160 instrutores Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) irão passar por 20 horas do treinamento “Atualização Metodologia da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS)”, promovido pela instituição de ensino rural em parceria com o SENAR Administração Central. Os instrutores foram divididos em sete turmas de acordo com as Cadeias Produtivas em que atuam. Nessa semana as duas primeiras turmas já passam pelo aperfeiçoamento na sede do Senar-MT, em Cuiabá.
Desde segunda-feira (17.12) os instrutores ligados à Cadeia da Pecuária Bovina estão recebendo a atualização que se encerra ao meio-dia de quarta-feira (19.12). O instrutor do Senar em Cercas Elétricas, Fernando Alcantara, é um dos participantes dessa primeira turma. “O Senar está sempre preocupado em fazer com que o instrutor mantenha a qualidade em seus treinamentos e esses aperfeiçoamentos são ferramentas importantes para que façamos constantes reciclagens”, disse.
A instrutora do SENAR Central, Janete de Almeida, juntamente com a colega Áurea Araújo, são as responsáveis pelo aperfeiçoamento dessa semana. Janete revela que o objetivo principal da capacitação é fazer os instrutores de FPR e de PS refletirem sobre o seu verdadeiro papel e sobre aspectos da instrutoria. “Aqui eles são convocados a pensar como estão contribuindo com a instituição e com o aprendizado dos participantes dos seus treinamentos. Os instrutores ainda passam por um alinhamento de temas que devem ser abordados nas capacitações que ministram”, explicou.
A segunda turma de instrutores a receber o aperfeiçoamento será de 19 a 21 de dezembro, e tem ênfase nos profissionais que tratam da Cadeia da Pecuária (exceto bovinos). Em janeiro de 2013 as capacitações continuam. Entre os dias 07 e 09 será a vez dos envolvidos com a Cadeia produtiva da Agricultura, seguidos pelas turmas de instrutores ligados à Cadeia de Administração de Pequenas Propriedades Rurais e Saúde e Segurança no Trabalho (09 a 11). Os profissionais envolvidos com a Cadeia de Mecanização Agrícola terão uma semana de treinamento (14 a 18), paralelo haverá uma turma de Operação e Manutenção de Motosserras (14 a 16) e outra de Agroindústria (16 a 18), encerrando a etapa de atualização de instrutores, nos dias 21 a 25 será a turma de Promoção Social.
“Escolhemos o período de dezembro e janeiro por serem mais tranquilos para os instrutores participarem do aperfeiçoamento devido a menor demanda por treinamentos do Senar”, explica a coordenadora de Pedagogia do Senar-MT, Tatiane Perondi. “Com esse aperfeiçoamento garantimos a manutenção das qualidades nos treinamentos do Senar, pois eles vão tratar da atualização metodológica, reestrutura os planos instrucionais e do nosso catálogo de eventos. Ao final quem irá ganhar com esse aperfeiçoamento serão os produtores e trabalhadores rurais que receberão os treinamentos”, avaliou Tatiane. “Quem passa pela capacitação já começa a trabalhar com a metodologia atualizada, ou seja em fevereiro de 2013 todos nossos instrutores já estarão com a metodologia atualizada”, completou.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).