A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural de Barra do Bugres e Senar-MT formam aprendizes

Post Image

A parceria entre o Sindicato Rural de Barra do Bugres (130 km de Cuiabá) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) obteve sucesso em mais um projeto. No último sábado (15.12) realizou a formatura da turma do Programa Especial Jovem Aprendiz Rural (PJAR) do município. A entrega de certificados para os 24 participantes do PJAR ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores

A solenidade contou com as presenças da coordenadora de Pedagogia do Senar-MT, Tatiane Perondi, do presidente do Sindicato de Barra do Bugres, Rogério Romanini, as instrutoras do PJAR Lilian Campos e Cristiane dos Santo, a representando da Usina Barralcool, Cláudia Deris, e a mobilizadora Vanessa Suligo. Além dos pais e familiares dos formandos, vários produtores rurais da região compareceram ao evento.

Segundo Romanini, o PJAR atendeu aos anseios da sociedade de Barra do Bugres por proporcionar qualificação a jovens e dar oportunidade a eles ingresses nas profissões ligadas ao meio rural. “Um exemplo disso foi que a Usina Barralcool contratou dois participantes do programa”, destacou. “O Programa agradou aos pais, aos jovens e aos associados do Sindicato. Pretendemos realizar outra turma”, adiantou o presidente do Sindicato, que durante sua participação na solenidade apresentou um balanço das ações do sindicato em 2012.

O programa, de 600 horas de carga horária, começou em novembro de 2011 e foi realizado pelo Senar-MT, Sindicato Rural e a Usina Barralcool. O Jovem Aprendiz Rural foi composto por oito módulos e beneficiou estudantes de 14 a 18 anos com aulas sobre agropecuária, manutenção de propriedades agrícolas, cidadania, marketing, comercialização, promoção à saúde, comunicação, atividades voltadas para a comunidade entre outros temas.

“O programa foi o início de uma nova história na vida pessoal e profissional de cada aprendiz.. Com este projeto eles puderam identificar o potencial que cada um poderá desenvolver ao ingressarem no mercado de trabalho”, avaliou a instrutora Cristiane. “Esse evento significa o encerramento de uma etapa e a entrega dos certificados nos eu um sentimento de ‘missão cumprida'”, refletiu.

Para a responsável pelo Jovem Aprendiz Rural, Daniela Niccioli Figueiredo, da Equipe de Aprendizagem Rural do Senar-MT todos ganham com o programa. “A sociedade por ter a oportunidade de capacitar a futura mão de obra de maneira adequada. A empresa parceira por formar futuros profissionais e cumprirem o Decreto Nº 5.598 de 2005, que obriga as empresas a matricular de 5% a 15% de aprendizes equivalente ao total de trabalhadores e o próprio Senar por atender adolescentes e jovens que depois retornam para acessar novos cursos da instituição”, avaliou.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).