A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar se reúne com parceiros para tratar de Campo Aprendiz

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) terá um novo programa em 2013: o Campo Aprendiz, que visa a formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes para ingresso no mercado de trabalho. O programa surgiu de uma demanda apresentada pelo setor agropecuário. Para garantir o sucesso do Campo Aprendiz o Senar-MT fechou parceria com os sindicatos rurais de Barra do Bugres e São José do Rio Claro  e as empresas demandantes Destilaria Libra, Barralco e Usinas Itamarati.

Na tarde desta sexta-feira (30/11) a supervisora do Senar, Daniela Figueiredo, apresentou o novo programa da instituição ao presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Rogério Romanini, a mobilizadora do Sindicato Rural de São José do Rio Claro, Joelma Machado, e aos representantes das empresas do setor sucroalcooleiros, Éverton Prazeres (Destilaria Libra), Roberto dos Santos (Barralcoo) e Danieli Santiago (Usinas Itamarati).  “O programa tem como público alvo jovens de 18 a 24, com contrato de trabalho especial de aprendizagem, atendendo as exigências do Decreto 5598 de 2005”, explica Daniela, que é responsável pelo programa no Estado.

A supervisora lembra que a atividade proposta nesse programa é a de mecanização agrícola, atendendo a solicitação do setor. O programa tem carga horária total de 836 horas, no qual serão abordados assuntos como introdução ao cultivo da cultura, boas praticas agrícolas, operação e manutenção de tratores agrícolas, operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção de solo e plantadeiras, aplicação de agrotóxico usando pulverizador autopropelido; manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos e segurança e saúde no trabalho. “Cada módulo será ministrado por um instrutor especializado no assunto. Os participantes ainda serão acompanhados por um orientador educacional”, afirmou Daniela.

De acordo com a responsável pelo programa, além do Campo Aprendiz Mecanização Agrícola, o Senar já tem formatado o Campo Aprendiz do Cultivo da Soja e do Milho. Também participaram da reunião de apresentação do programa o gerente de Aprendizagem Rural da instituição, Marciel Becker e o coordenador da Equipe de Aprendizagem Rural, Valter Bende.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).