O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso encerrou a edição 2012 do programa Mutirão Rural da Cidadania totalizando 408.538 atendimentos em 99 municípios visitados e beneficiando 38.201 pessoas. Este ano uma das novidades foi a realização das ações do programa em cinco aldeias indígenas (Aldeia Itxalá em Santa Terezinha, Urubu Branco em Confresa, Nambikwara em Comodoro, Sangradouro em General Carneiro e Tripá em Água Boa), contemplando 2.228 índios com 28.357 atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, lazer e cidadania, bem como emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e certidão de nascimento).
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Senar, Rui Prado, esse número significativo de atendimentos é resultado de uma outra novidade no programa em 2012: a fusão do “Mutirão Rural”, realizado pelo Senar, com o “Mutirão da Cidadania”, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso. “A parceria com o governo estadual, por meio da Setas [Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego] possibilitou alcançarmos o número de mais de 400 mil atendimentos. Para se ter uma ideia do que representa esse número, em 2011 conseguimos realizar 60 mil atendimentos”, comparou o Prado. “Ganhamos eficiência e a comunidade mais serviços”, observou.
A secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, concordou com Prado. “Com a união de esforços entre o Governo do Estado e o Senar-MT conseguimos ampliar o alcance do Mutirão Rural da Cidadania, possibilitando o acesso aos serviços públicos à população situada nas regiões mais distantes e isoladas do Estado, intensificando ainda o atendimento nas aldeias indígenas”, pontuou.
O programa envolve sindicatos rurais, prefeituras, órgãos estaduais, empresas privadas e comunidades locais no trabalho voluntário. “O Senar-MT deu início aos mutirões rurais em 1996, quando fez seu primeiro evento na comunidade de Aricá, no município de Cuiabá. De lá para cá, os resultados positivos fizeram com que a instituição mantivesse os trabalhos anuais”, contou o responsável pelo programa em Mato Grosso, supervisor João Vargas.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).