A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar recebe agradecimento por qualificar reeducandos do Estado

Post Image

Resgatar a cidadania, possibilitar um futuro ofício ou mesmo garantir a renda de quem, hoje, está privado de liberdade são objetivos de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizado com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Fundação Nova Chance (Funac). Devido a esse trabalho a presidente da Funac, Neide Mendonça, enviou nessa quinta-feira (18.10) ofício de agradecimento ao apoio concedido pelo Senar às ações da Fundação.

A parceria possibilita que cursos de qualificação profissional sejam ministrados no Sistema penitenciário de Sejudh Mato Grosso, ajudando na ressocialização dos reeducandos e na diminuição dos índices de reincidência. Em um desses treinamentos realizados por meio dessa parceria, uma das beneficiadas foi a reeducanda Lucineide Araújo, da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Ela e outras 12 colegas receberam 40 horas/aula de capacitação em Artesanato, na modalidade Macramê e Festonê, trabalhos manuais que usam somente as mãos na execução. "Aproveito todas as oportunidades para aprender os novos ofícios oferecidos na unidade prisional", afirmou Lucineide.

A presidente da Fundação Nova Chance (Funac), Neide Mendonça, explicou que as peças confeccionadas no curso poderão ser comercializadas e se transformar em fonte de renda para as detentas. "Entre os trabalhos produzidos estão almofadas, bolsas, cortinas, cintos, cachepôs e peças para enxoval", citou. "Todos os concluintes de capacitação e qualificação profissional  recebem certificados de conclusão dos cursos", completou.

Parceria – Por meio da parceria com a Sejudh, o Senar-MT já ministrou treinamentos de artesanato com couro bovino que qualificou reeducandos da penitenciária de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá), os participantes aprenderam a confeccionar bolsas, chaveiros, chinelos, cintos e bainhas. Houve também capacitação no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), o curso de aproveitamento de madeira para construções de brinquedos. Em Sinop, as reeducandas do anexo feminino da Penitenciária Ferrugem aprenderam a confeccionar roupas, tapetes, almofadas, caixas de presentes e chinelos. Esses produtos foram apresentados para o público durante a 28ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop), realizada entre os dias 02 a 10 de junho.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).