O calendário oficial da agricultura brasileira tem um novo marco. A abertura do plantio de soja no mês de setembro. A iniciativa inovadora é do Projeto Soja Brasil, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Canal Rural, Aprosoja Brasil, e coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento ocorreu em Sorriso (420 km de Cuiabá), segunda-feira (24.09). Cerca de 1000 pessoas prestigiaram a solenidade. Entre eles o presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e do Senar-MT, Rui Prado, o superintendente da instituição, Tiago Mattosinho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, e o governador, Silval Barbosa.
Do alto de quatro plantadeiras supermodernas, Rui Prado, o ministro, o governador, presidente de entidades e deputados deram início ao plantio. Essas foram as primeiras sementes de uma safra que gera a expectativa de que pela primeira vez o Brasil ultrapasse os Estados Unidos na produção do grão, colhendo uma safra recorde de 82,2 milhões de toneladas, 24% superior à da safra anterior. A estimativa é que os EUA produza 71,6 milhões de toneladas. “O produtor mato-grossense tem sempre as melhores expectativas e vamos trabalhar arduamente para atingirmos a meta”, destacou Prado.
O otimismo é compartilhado pelo ministro Mendes Filho. “Daremos início a uma grande safra que orgulhará a todos os brasileiros e vai ajudar a acabar com essa tragédia que é a fome. Reafirmo ainda a disposição do Ministério da Agricultura para terminar com gargalos que vem de anos, assunto que já discuti com a presidenta Dilma Rousseff. Também tratei com ela sobre o Plano Nacional de Abastecimento e sobre as melhorias que queremos fazer aqui”, declarou.
A cerimônia, que ocorreu na Fazenda Agroverde, contou com a presença de autoridades políticas, representantes de associações, produtores rurais e jornalistas. Durante a solenidade, Rui Prado foi homenageado com o Título de Cidadão Sorrisense, concedido pela Câmara municipal devido aos serviços prestados à agricultura da região. “Sinto-me muito honrado com esse título e tenho certeza que Sorriso já é uma referencia mundial do agronegócio”, agradeceu Prado. O ministro Mendes Filho também foi homenageado. Ele recebeu a Comenda Claudino França e também o Título de Cidadão Sorrisense.
Todo o evento foi transmitido pelo Canal Rural. O projeto Soja Brasil tem o apoio do Senar-MS, Senar-GO, Aprosoja-MT e Sistema Famato. É patrocinado pela Basf, Mitsubishi Motors e Monsanto. O evento integra a série de fóruns e expedições que percorrem as principais zonas de produção no Brasil e que já passou também pelos Estados Unidos.
Em Mato Grosso a expedição começa em 30 de outubro passando por Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Tapurah, Ipiranga do Norte, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Alto Taquari.
Para os interessados, fotos da abertura da safra podem ser acessadas pela Fan Page do Senar-MT. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
ASCOM SENAR-MT