O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Central) lançou quarta-feira (05.09) o blog Agricultura de Precisão (http://www.canaldoprodutor.com.br/agricultura-precisao), um espaço com conteúdo informativo sobre o programa desenvolvido pela entidade. Serão realizados 10 seminários sobre Agricultura de Precisão (AP) entre setembro e novembro nas regiões mais produtoras do país. "Mato Grosso não poderia ficar de fora dessa atividade, somos os campões brasileiros na produção de soja, milho e algodão. O evento ocorrerá no Parque de exposições de Campo Verde no dia 22 de setembro", antecipa o gerente de Aprendizagem Rural do Senar-MT, Marciel Becker.
No blog é possível ter acesso a artigos, vídeos, fotos e notícias sobre o tema AP. Interessados também podem fazer sua inscrição nos seminários diretamente no blog. "Esse espaço vai contribuir para a disseminação de informações sobre agricultura de precisão e ajudará o produtor rural a entender o que é e como usufruir dessa tecnologia na sua propriedade. Queremos mostrar ao produtor que agricultura de precisão é muito mais do que o simples uso de uma máquina, que o mais importante é a gestão da propriedade", afirma o secretário executivo do Senar-Central, Daniel Carrara.
O gestor de projetos em Agricultura de Precisão do Senar-Central, Victor Ferreira, destaca que este tipo de agricultura não está associada apenas a cadeia produtiva de grãos. "Agricultura de precisão envolve coleta de dados e interpretação de mapas e busca otimizar a produção em qualquer cadeia produtiva", esclarece. Segundo Ferreira, a cadeia produtiva de grãos é a área que mais aparece tecnologias de AP por ser a mais mecanizada, mas café, cana, citrus, silvicultura e pecuária também já estão utilizando tecnologias de AP. "No cultivo do café, por exemplo, o produtor tem como saber quanto há de clorofila nas folhas para aplicação posterior de nitrogênio em cobertura. Isso apenas com o uso de tecnologia de agricultura de precisão", explica.
Seminários – O Senar-Central realizará um seminário em cada um dos 10 estados selecionados entre os meses de setembro e novembro, três por semana, atendendo entre 300 e 500 produtores rurais por evento.
Os produtores rurais de Balsas, no Maranhão, serão os primeiros a receber o seminário, no dia 10. Na sequencia, o evento será promovido em Bom Jesus (PI) no dia 12, em Maracaju (MS) no dia 17 e em Campo Verde (MT), no dia 22 de setembro. Os municípios de Luiz Eduardo Magalhães (BA), Cascavel (PR) e Não me Toque (RS) realizam o seminário no mês de outubro. Os palestrantes, Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa, e os professores José Molin da ESALQ/USP, e Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordarão os temas: base conceitual de agricultura de precisão, situação atual e tendências futuras e manejo de lavouras para alto rendimento.
Além do blog de Agricultura de Precisão, as pessoas interessadas podem fazer a inscrição nas Administrações regionais do Senar e nos sindicatos rurais das cidades sedes dos seminários.
Curso – O Senar-Central também criou o curso de Agricultura de Precisão para capacitar os produtores rurais e operadores de máquinas em tecnologias de precisão. No Rio Grande do Sul e Bahia as administrações regionais iniciaram a capacitação e a expectativa é que ainda no segundo semestre deste ano as demais regionais iniciem o curso.
Acesse agora o blog de Agricultura de Precisão do Senar-Central: http://www.canaldoprodutor.com.br/agricultura-precisao