Especialistas de diversas áreas estão participando da terceira etapa do Workshop das Cadeias Produtivas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e sobre a supervisão de professores da pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento começou na manhã dessa segunda-feira (27.08) e segue até sexta-feira (31.08) com intuito de criar ementas (resumo do conteúdo de cada ponto abordado) dos cursos e treinamentos que serão ofertados pelo Senar para atender as demandas dos produtores e trabalhadores rurais no que diz respeito à qualificação da mão de obra do meio rural.
Temas como secagem, armazenamento de grãos e aplicação de agrotóxicos foram abordados por uma equipe nessa manhã. Outro grupo tratou de agricultura de precisão e irrigação e conservação de solo. Na parte vespertina, uma equipe trata de manutenção de maquinários e outra sobre legislação. Segundo a supervisora do Senar, Daniela Figueiredo, responsável pelo workshop em cada grupo há a participação de dois especialistas do assunto, representante da UFV, um instrutor e um supervisor da instituição. “As discussões são sobre quais conteúdos devem ser inseridos no conteúdo do treinamento para atender da melhor forma os objetivos do Senar”, resume.
Daniela lembra que para os debates foram convidados representantes de universidades (UFMT, UNESP-Botucatu, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Univag), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretarias de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (AREFLORESTA), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).
A primeira etapa do workshop foi realizada nos meses de março e abril desde ano com a participação de representantes de 16 cadeias produtivas, após os debates os participantes do workshop sugeriram cerca de 200 eventos, entre novos e modificações dos cursos já existentes. Na segunda fase houve um ranqueamento dos eventos propostos, com avaliação da importância relativa de cada curso dentro da cadeia produtiva a qual é associado. “Até o final de setembro a UFV deve apresentar a conclusão dos trabalhos”, informa Daniela. “A intenção e laçarmos alguns dos cursos no início de 2013 e gradativamente os demais eventos propostos”, completa.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).