Terá início amanhã (24.08) o primeiro módulo do Programa “Sucessão Familiar”, idealizado pela Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A iniciativa é inédita no Estado e o programa será ministrado por professores da Universidade de São Paulo (USP), na oportunidade duas gerações de familiares irão se encontrar e discutir como fazer esse processo da forma mais harmônica possível, garantindo a continuidade e a segurança jurídica da propriedade.
Nessa semana o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, conversou sobre o programa com O Canal do Produtor. A notícia pode ser lida no site e ouvida pelo web rádio clicando aqui.
Abaixo a matéria publicada no Canal do Produtor:
Descendentes são promessa de continuidade do negócio familiar
“Muitos filhos saíram do campo para trabalhar e estudar e têm interesse em voltar. Esse retorno trará uma nova realidade ao campo com produtores diferenciados e mais qualificados”, afirma o superintendente do SENAR-MT Tiago Mattosinho ao falar sobre o programa Sucessão Familiar. O programa pretende beneficiar as famílias mato-grossenses na sucessão da propriedade rural.
O programa dará a oportunidade aos produtores rurais de prepararem os filhos para assumir os negócios da família. “Estamos realizando esse programa num momento em que os produtores estão percebendo a necessidade de fazer a sucessão, além de eles mesmos estarem preparados para passar o bastão da propriedade”, explica Mattosinho.
Tiago Mattosinho garante que a ideia é ajudar os produtores rurais e não acabar com o êxodo rural. “A empresa não pode ficar sem administração e à mercê de uma situação adversa como o falecimento de um patriarca. Por isso, dentro desse formato de empresa rural pretendemos ajudá-los a preparar seus sucessores”, disse.
O superintendente do SENAR-MT apontou um estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que revela que nos últimos cinco anos houve uma grande concentração de terra nas mãos de um pequeno número de produtores no estado. Segundo ele, isso acontece em boa parte porque os pequenos e médios produtores não preparam o sucessor para assumir o negócio e acabam vendendo a propriedade por não terem quem a administre. “Esperamos que o programa Sucessão Familiar sensibilize os produtores e crescendo possa beneficiar mais famílias e propriedades”, concluiu.
O Programa Sucessão Familiar trabalhará com o sucessor e o sucedido em 15 propriedades no estado do Mato Grosso. São seis módulos e cada um abordará os aspectos necessários para a sucessão com temas como desafios da sucessão, mediação de conflitos, preparo dos herdeiros, liderança, desafio da estrutura societária, análise de investimentos e gestão.
Acompanhe a entrevista do superintendente do SENAR-MT, Tiago Mattosinho, no programa CNA Brasil Rural de hoje, clicando aqui.
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.canaldoprodutor.com.br