Os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Luiz Nuncioli Maynart e João Evangelista, participaram nessa semana do módulo zero da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Apicultura, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). O curso reuniu cerca de 50 técnicos de todo o estado na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).
A atividade marcou o início de mais um processo de capacitação continuada de agentes de assistência técnica e extensão rural em Mato Grosso. Antes da apicultura, cadeias como a do leite, da olericultura, fruticultura, mandiocultura, piscicultura, sistemas agroflorestais e integração lavoura-pecuária-floresta já haviam iniciado processos de treinamento, no qual os participantes são capacitados de forma contínua em módulos teóricos regulares e com a aplicação do conhecimento adquirido em Unidades de Referência Tecnológica.
No módulo zero da capacitação da apicultura foi iniciado um processo de nivelamento dos participantes, com informações básicas sobre a atividade, como espécies e raças de abelhas, biologia dos insetos, criatório racional, manejo das abelhas e produtos apícolas. “Teremos ainda mais um módulo de nivelamento. Estamos fazendo as explanações, colocando as terminologias para que todo mundo consiga falar a mesma linguagem. Em um momento posterior, quando vierem outros palestrantes, eles vão conseguir entender com maior facilidade o que vai ser abordado”, explica o coordenador da capacitação Jefferson Banderó. Ainda neste módulo inicial, os técnicos participaram de uma atividade prática em apiário, na qual viram as boas práticas para a colheita do mel.
De acordo com Jéfferson Banderó, o objetivo da capacitação é formar multiplicadores de conteúdo, uma vez que cada técnico participante deverá assistir de três a 10 apicultores em seus municípios de origem. Consequentemente, espera-se um aumento da produtividade de mel em Mato Grosso. "Nosso objetivo na capacitação, é que, com medidas simples, com baixo impacto financeiro para o apicultor, nós tenhamos um incremento bastante significativo da produção. Nós temos hoje a média em Mato Grosso em torno de 12 a 15 kg de mel por colmeia/ano e pretendemos, em no máximo dois anos, que estas pessoas assistidas passem a produzir até 50 kg por colmeia/ano", afirma Banderó.
A Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Apicultura é fruto de uma parceria com o Senar, Famato, Empaer, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Unemat, UFMT, Fapismat, Sebrae, Coopernova e Coapisnorte.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso. O Senar atua em parceria com os 86 sindicatos rurais e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).