A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Instrutores do Senar-MT participam de qualificação em Pompéia

Post Image

Preparo de solo, plantio, aplicação de produtos granulados em taxas variáveis, aplicação de agrotóxicos e colheita mecanizada de grãos, estudar tudo isso usando tecnologia de precisão foi o foco do treinamento da primeira turma de Agricultura de Precisão realizado no Centro de Treinamento da Jacto, em Pompéia (SP), no final do mês de julho. O evento é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central) e a empresa de Máquinas Agrícolas.

Quatro instrutores do Senar Mato Grosso participaram da capacitação, que contou ainda com representantes das unidades de Brasília, Tocantins, Goiás, Piauí, Bahia, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e teve 40 horas de carga horária. "Durante a capacitação tivemos aulas teóricas e práticas. Visitamos a Fazenda São Carlos, no município de Gália, onde pudemos observar a colheita de café com equipamento K3 Millennium", contou um dos instrutores do Senar-MT, Carlos Pedro Danielli. "O treinamento proporcionou conhecimento sobre o equipamento de tecnologia de precisão. Foi de grande importância", avaliou.

Para a coordenadora Pedagógica do Senar-MT, Tatiane Perondi,  a promoção de capacitação continuada para os instrutores tem o objetivo de atender aos avanços tecnológicos na área de Mecanização Agrícola. "A atualização técnica é um processo fundamental que garante a qualidade nos treinamentos direcionados aos produtores rurais e por isso incentivamos nossos prestadores de serviços a participarem dessas qualificações", completou Tatiane.

Esta é uma demonstração de que o Senar está expandindo ainda mais sua atuação na área de Agricultura de Precisão. A primeira parceria ocorreu com a empresa Stara em 2011. Em maio deste ano representantes do Senar Central visitaram a sede da empresa para planejar os treinamentos dos instrutores em tecnologia de precisão. "Com esses treinamentos os nossos instrutores aprenderam a trabalhar com novas máquinas, com novos procedimentos e assim podemos aumentar o conhecimento no setor", antecipou o assessor técnico do Senar Central, Victor Rodrigues Ferreira.

O assessor diz também que os instrutores serão multiplicadores do conhecimento, seguindo a mesma metodologia aplicada em treinamentos anteriores. "Depois dos treinamentos, os instrutores capacitados poderão atender o produtor rural de forma ainda mais eficiente. Isso se reflete naturalmente no lucro do produtor que poderá gerir sua propriedade com novas formas de tecnologia de precisão", diz Victor.

O Senar-MT está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a nossa Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt). A instituição de ensino rural está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).