O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tem a meta de até 2020 qualificar 1 milhão de pessoas. Para que esse número seja alcançado irá ampliar o número de empresas credenciadas que atuam na área de educação rural, em especial, que possuam prestadores de serviços educacionais de mecanização agrícola. O processo de credenciamento foi aberto e o edital está disponível no endereço www.senarmt.org.br/credenciamento.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, há um grande déficit de trabalhadores treinados no Estado, principalmente na área de mecanização agrícola. "Um dos principais entraves que encontramos atualmente no agronegócio é mão de obra qualificada. Para suprir essa deficiência, faremos um trabalho contínuo de credenciamento de novos instrutores", disse. "Atuar no Senar é uma grande oportunidade para o instrutor, pois além da satisfação de qualificar trabalhadores rurais por todo o Estado pode perceber uma remuneração acima da média", completa Mattosinho.
Para atender a demanda crescente do mercado mato-grossense, em 2012 o Senar está dando ênfase aos treinamentos de "Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido", "Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador tratorizado", "Manutenção de tratores agrícolas", "Manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos", "Operação de manutenção de colhedora de cana-de-açúcar", "Operação e regulagem de implementos agrícolas para plantio e controle de fitossanitário", e "Operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção de solo".
Interessados devem se cadastrar no endereço http://www.sistemafamato.org.br/senar/credenciamento/form.php. A exigência é que o candidato seja apto a ser intrutor de trabalhadores rurais que operem máquinas agrícolas. Para isso é preciso ter conhecimento em manutenção, regulagem, operação de máquinas (as principais marcas comercializadas de tratores e colheitadeiras), implementos agrícolas e preparo do solo o plantio.
O Senar-MT está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt). A instituição faz parte do Sistema Famato que é a união do Senar, Famato, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso.