O stand do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) montado na 48ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro) está com um brilho a mais em 2012. A instituição está realizando o pré-lançamento do projeto "Filhos no Campo", que visa aproximar as crianças que vivem nos centros urbanos ao meio rural. "Nesse primeiro momento a ideia é despertar o interesse e divulgar o projeto", revela o supervisor do Senar, Rodrigo Fischdick, responsável pelo "Filhos no Campo".
A cenografia do projeto conta com uma simpática vaquinha, que tem atraído os visitantes da Expoagro, especialmente as crianças. Ao entrar no stand do Senar o visitante se depara com três painéis que questiona: De onde vem o óleo que frita sua batatinha? De onde vem o seu cereal? E de onde vem sua camiseta? Questionamentos que fazem o público refletir sobre as principais culturas de Mato Grosso soja, milho e algodão. "Aproveitamos o público da Expoagro para fazer o pré-lançamento, mas o 'Filhos no Campo' será lançado oficialmente em agosto em um shopping da Capital, onde está concentrado nosso público alvo, ou seja crianças com pouca afinidade com o meio rural", destaca Fischdick
No espaço há um tabuleiro do "Jogo da vida" onde a criança aprende brincando sobre agricultura e pecuária. Mais a frente está disponível um painel para fotos com desenhos de mini-produtores rurais. No último cenário foi criada uma legitima cozinha de fazenda, com fogão de lenha, panelas queimadas pelo fogo, pilão, mesa de madeira e vários utensílios. "O projeto tem tido uma grande aceitação do público. Já sabemos que vamos ter uma fila de escolas que irão solicitar a participação no programa", antecipa.
"Adoramos a iniciativa", diz a empresária Cris Ávila, mãe de Laura, 7, Antonio Olavo, 6 e João Marcelo, 3, que acompanhada do marido Antonio Emílio visitou o stand do Senar. "Acredito que o projeto irá resgatar nossas raízes, a final todos temos alguma ligação com o campo e hoje em dia muitas crianças nem sabem de onde vem o leite que tomam todo dia", avalia. As crianças também aprovaram a "fazendinha" e apontaram a "Mimosa" como o item favorito do cenário.
O supervisor explica que o "Filhos no Campo" foi idealizado pelo Sindicato Rural de Matupá no ano passado. Devido ao grande sucesso a presidente do sindicato, Cecília Stafuzza, apresentou o projeto ao presidente do Senar, Rui Prado, que abraçou a ideia. "Vamos permanecer no shopping por 10 dias com intuito de divulgar o projeto que será realizado em uma propriedade rural produtora", explica. "Os interessados devem procurar o sindicato rural do seu município, nossos principais parceiros", completa.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, todos os Sindicatos Rurais e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).