A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Possibilidade de melhora de renda atrai público para oficinas

Post Image

Cerca de 40 pessoas já participaram das oficinas de qualificação ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) no stand da instituição desde quinta-feira (05.07), quando teve início a 48ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro). Ainda estão programadas 12 treinamentos até o dia 14 de junho (sábado), sendo seis de Beneficiamento de Carne e seis de Manutenção de Máquinas Agrícolas. Ao todo serão qualificadas 200 pessoas.

O pedreiro Arbanício Francisco Rodrigues, 46, participou da oficina de Beneficiamento de Pescado com a instrutora do Senar, Edleuza Rodrigues Santos Silva, agora pretende incrementar a renda familiar. “Eu já mexia com limpeza de peixe, mas não sabia tirar todas as espinhas, faltava o conhecimento da técnica correta, agora já aprendi”, disse. “Gostei muito da oficina e indico para todos fazerem”, completou.

Os amigos Marco Aurélio de Souza, 21, e Wesllen Carlos de Souza, 18, fizeram a oficina de Manutenção de Máquinas Agrícolas, ministrada pelo instrutor Vanderlei Gusmão. Eles adoraram a oportunidade. “Há notícias que informam que os salários do meio rural já estão superando os da cidade e para quem tem o conhecimento as chances são maiores”, acredita Marco Aurélio. “A oficina só me deu certeza de quer quero continuar nessa área, pretendo fazer mais cursos e me aperfeiçoar”, revelou Wesllen Carlos.

Para o supervisor do Senar da Regional de Cuiabá, Natalino Márcio Viana Costa, as oficinas são uma mostra dos cursos realizados pela instituição em parceria com os 86 sindicatos rurais. “A missão do Senar é levar qualificação ao homem do campo. Na exposição buscamos divulgar essa ação, por isso realizamos as oficinas, que são muito bem aceitas”, argumentou.

O assistente técnico do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), do Senar-Central, Ademar dos Anjos, visitou o stand e avaliou que a dinâmica das oficinas, realizadas durante a exposição ajuda a fortalecer a marca Senar. “O Senar-MT está de parabéns”, comentou.

Programação das oficinas no stand do Senar

09.07 (segunda-feira) – Beneficiamento de Pescado e Manutenção de Máquinas Agrícolas;

10.07 (terça-feira) – Beneficiamento de Frango e Manutenção de Máquinas Agrícolas;

11.07 (quarta-feira) – Beneficiamento de Carneiro/Desossa de Costela e Manutenção de Máquinas Agrícolas;

12.07 (quinta-feira) – Beneficiamento de Pescado e Manutenção de Máquinas Agrícolas;

13.07 (sexta-feira) – Beneficiamento de Frango e Manutenção de Máquinas Agrícolas;

14.07 (sábado) – Beneficiamento de Pescado e Manutenção de Máquinas Agrícolas;

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, todos os Sindicatos Rurais e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).