O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado com a Moção de Congratulação nº 843/2012 devido ao Programa Especial Mutirão Rural da Cidadania. O requerimento foi feito pelo deputado Emanuel Pinheiro e aprovado pelos demais parlamentares. A honraria manifesta o reconhecimento da Casa de Leis aos serviços prestados pelo Senar-MT, na pessoa do presidente da instituição, Rui Prado.
De acordo com a justificativa apresentada pelo requerente, nos cinco primeiros meses deste ano o Senar-MT, por meio do Mutirão Rural da Cidadania, já havia realizado mais de 190 mil atendimentos gratuitos à população rural de Mato Grosso em 44 municípios, contemplando 18.070 pessoas. A ação proporciona às comunidades rurais carentes a oportunidade de receber atendimentos nas áreas de esporte, lazer, assistência médica e odontológica e noções de higiene. Também são emitidos documentos pessoais como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento.
Mutirão Rural da Cidadania – É um programa especial que conta com a parceria de diversas instituições. Em Mato Grosso, há convênio com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Caixa Economia Federal, prefeituras, sindicatos rurais entre outros.
Em 2012, o programa percorreu até o dia 09 de junho 11.575 km do Estado, realizando 20.854 atendimentos e contemplando 217.846 pessoas em 49 municípios.