Oficinas de Cozinha Criativa, Conversando com o dentista, Gincana, A hora da história, Criando com material reciclável e Pintando com os dedos foram atividades desenvolvidas pela turma do Programa Especial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) Jovem Aprendiz Rural de Barra do Bugres (150 km de Cuiabá). A Ação Comunitária faz parte do programa Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Barra do Bugres e a Usina Barralcool.
De acordo com o coordenador de Equipe de Aprendizagem do Senar-MT, Valter Bende, que prestigiou a ação comunitária realizada em uma chácara, os jovens aprendem mais do que uma profissão. “Eles são orientados sobre valores e como atuar comunitariamente. O programa visa a formação completa do cidadão e da cidadã”, afirma Bende.
Além do coordenador, participaram da atividade a supervisora responsável pelo Jovem Aprendiz Rural, Daniela Niccioli Figueiredo, a supervisora da Regional de Campo Novo do Parecis, Ellínez Layra Toledo da Silva, e as instrutoras Cristiane Nascimento dos Santos e Lilian Nascimento Campos.
Durante a ação os 24 jovens aprendizes repassaram para 60 estudantes da Escola Estadual Julieta Xavier Borges, de Barra do Bugres, o que estão aprendendo no Programa. A aluna Mirella Freitas Guedes, de 8 anos, gostou muito das atividades. “Nunca tive um dia assim, estou vivendo um dia de muita alegria. O que mais gostei foi da pintura”, contou.
O Programa Jovem Aprendiz Rural é voltado aos jovens de 14 a 24 anos de idade, teve início em novembro de 2011 e se encerra em agosto deste ano. O objetivo é a formação profissional rural dos participantes.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, todos os Sindicatos Rurais e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).