A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Turma de São José do Rio Claro recebe certificado do Senar -MT

Post Image

A emoção tomou conta de pais e alunos da primeira turma de Jovem Aprendiz  Rural formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Usina de Destilaria de Álcool Libra e o Sindicato Rural do município de São José do Rio Claro (distante a 315 km de Cuiabá). Os jovens concluíram o programa e receberam o certificado na noite de sexta-feira (29.06), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade.

O presidente do Senar-MT, Rui Prado, fez questão de participar da solenidade e parabenizar os jovens aprendizes e os seus familiares. "Vocês estão de parabéns, por dedicarem seu tempo ao conhecimento. Nós do Senar acreditamos que só através da educação conseguiremos uma São José do Rio Claro melhor, um Mato Grosso melhor e por consequência um Brasil melhor", disse Prado.  

O estudante Eudes Júnior, 15 anos, declarou já sentir falta do programa. "Fiz muitas amizades nesse curso", explicou. "Também vou sentir falta das instrutoras e da própria dinâmica do curso que proporciona o conteúdo teórico e as praticas agrícolas", citou. "Já sonho em fazer uma faculdade ligada à agricultura. Esse curso não foi à toa", completou o jovem aprendiz rural.

O agricultor Derli Floriano, 45 anos, pai do formando Danrlei Tessari Floriano, de 16 anos, era um exemplo de familiar orgulhoso. "Descobrimos que o Danrlei é um líder nato. Foi uma surpresa para a gente", afirmou ao destacar que seu filho sempre foi o representante da turma. "Gostei muito do programa que garante um aprendizado completo para o jovem, pois o estudante participa do Jovem Aprendiz Rural em um período e estuda no outro ocupando o tempo dele", avaliou.

Participaram da solenidade o presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Claro, Aparecido Rodrigues, diretores do sindicato, a instrutora do Programa, Tânia Regina, representantes da Libra, Eli Salgado, representante do Sicred, Osvaldo Machado e representantes da prefeitura do município.

O programa Jovem Aprendiz Rural teve carga horária de 600 horas, começou em outubro de 2011 e foi dividido em oito módulos. Os aprendizes tiveram aulas sobre agropecuária, manutenção de propriedades agrícolas, cidadania, marketing, comercialização, promoção à saúde, comunicação, atividades voltadas para a comunidade entre outros temas. 

Veja as fotos da solenidade aqui.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – entidade que congrega e representa os 86 Sindicatos Rurais – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).