O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) concluiu a capacitação da primeira turma do Programa Especial Jovem Aprendiz Rural (PJAR) do Estado. A formatura, com entrega de certificados para os 33 aprendizes de 14 a 18 anos participantes do PJAR ocorrerá sexta-feira (20.06), às 19h30, no Centro de Tradições Gaúchas de São José do Rio Claro (distante a 315 km de Cuiabá), município beneficiado com o programa. O presidente do Senar-MT, Rui Prado, irá prestigiar a solenidade.
O programa, de 600 horas de carga horária, começou em outubro de 2011 e foi realizado pelo Senar-MT em parceria com a Usina de Destilaria de Álcool Libra e o Sindicato Rural do município. O Jovem Aprendiz Rural é composto por oito módulos e beneficia estudantes com aulas sobre agropecuária, manutenção de propriedades agrícolas, cidadania, marketing, comercialização, promoção à saúde, comunicação, atividades voltadas para a comunidade entre outros temas.
"Todos ganham com o programa", afirma a responsável pelo Jovem Aprendiz Rural, Daniela Niccioli Figueiredo, da Equipe de Aprendizagem Rural do Senar-MT. "A sociedade por ter a oportunidade de capacitar a futura mão de obra de maneira adequada. A empresa parceira por formar futuros profissionais e cumprirem o Decreto Nº 5.598 de 2005, que obriga as empresas a matricular de 5% a 15% de aprendizes equivalente ao total de trabalhadores e o próprio Senar por atender adolescentes e jovens que depois retornam para acessar novos cursos da instituição", avalia.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – entidade que congrega e representa os 86 Sindicatos Rurais – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).