O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com sindicatos rurais e prefeituras, está oferecendo a 690 jovens e adultos, que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever na idade regular, de ingressarem no mundo da leitura. As aulas das 23 turmas dos Programa Especial de Alfabetização de Jovens e Adultos da instituição rural começam na segunda-feira (18.06), em 19 municípios.
O curso tem a duração de seis meses e é voltado para trabalhadores, produtores rurais e seus familiares com idade mínima de 16 anos. "O objetivo do programa é reduzir o índice de analfabetismo em Mato Grosso e ao mesmo tempo preparar os possíveis beneficiários dos cursos de qualificação do Senar, já que na maioria dos cursos exige-se que o trabalhador – ou o produtor rural – sejam alfabetizados", afirma a gestora do programa, Daniela Figueiredo.
Os municípios beneficiados com o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos são: Apiacás, Arenápolis, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Chapada dos Guimarães, Figueirópolis, Guiratinga, Nova Bandeirantes, Poconé, Poxoréu, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa e Tapurah.
Oportunidades – Além das aulas de alfabetização o Senar realiza na semana de 18 a 22 de junho 92 cursos de qualificação rural, atendendo ao todo 65 municípios do estado. No total 2173 vagas para capacitação de mão de obra voltadas para o campo.
Para saber quais cursos serão realizados em cada município acesse o menu "Cursos Programados" no site www.senarmt.org.br. Na página também é possível encontrar os telefones dos Sindicatos Rurais ou prefeituras responsáveis pela formação das turmas.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).