Tortas, doces, pães, bolos, pizza e outras delícias se tornaram a complementação da renda familiar da dona de casa Marisa Ivete Tordivo, do município de Juara (a 730 km de distancia de Cuiabá). A fabricação é na própria casa de Dona Marisa e começou após passar pelos treinamentos “Panificação Caseira” e “Produção de derivados de leite – requeijão, doces e iogurte” oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o sindicato rural de Juara.
“Antigamente eu só trabalhava em casa, nos afazeres domésticos, e não tinha independência financeira. Mas agora a realidade é outra. Com os meus pães, bolos e doces complemento à renda da minha família e até consigo enviar algum dinheiro para um filho que estuda fora”, conta.
“A fama dos produtos dela é tão boa na cidade que ela já faz encomendas para escolas, faculdades e empresas”, afirma o supervisor do Senar da Regional de Juína, Alberto Anjos, que juntamente com a mobilizadora do Sindicato Rural de Juara, Sirlei de Oliveira, foi conferir o desempenho da egressa do Senar. “Uma de suas especialidades é a cuca recheada com doce de leite”, destaca o supervisor.
Dona Marisa ficou sabendo dos cursos do Senar pelo rádio local e pelo próprio Sindicato Rural de Juara. “Só tenho a agradecer ao Senar, aos instrutores dos cursos e ao Sindicato Rural. Todos me deram essa oportunidade de me aperfeiçoar e poder mudar de vida”, diz agradecida.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras onde não há sindicato. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).