Começou hoje (29) e se encerra na sexta-feira (1º de junho) o treinamento de 23 alfabetizadores que atenderão as turmas de 2012 do Programa Especial "Alfabetização de Jovens e Adultos" do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Criado em 1999, o programa traz algumas novidades neste ano, entre elas a ampliação da carga horária do curso, de quatro para seis meses de duração e a adoção do material didático Posito "Diversidade do Ensino de Jovens e Adultos".
O presidente do Senar-MT, Rui Prado, aproveitou o primeiro dia de treinamento e parabenizou os alfabetizadores. "Vocês fazem um trabalho muito nobre, pois levam às pessoas carentes a oportunidade de um novo mundo, um mundo de conhecimento", comentou o presidente.
O gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Marciel Becker, disse que a responsabilidade do sucesso do programa se divide em três partes iguais entre o Senar, os mobilizadores das turmas e os alfabetizadores. "Esta ação do Senar busca a mudança na vida das pessoas do meio rural, dando oportunidade para que elas se desenvolvam de forma plena", afirmou.
A gestora do programa, Daniela Figueiredo, conta que as aulas começam no dia 11 de junho nos 19 municípios beneficiados e as novidades apresentadas este ano contribuem para a melhoria do Programa Jovens e Adultos. "As turmas foram distribuídas em todas as regionais ampliando a oportunidade de acesso das pessoas que não puderam estudar no período regular", analisa. Segundo Daniela, os municípios beneficiados em 2012 são: Apiacás, Arenápolis, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Chapada dos Guimarães, Figueirópolis, Guiratinga, Nova Bandeirantes, Poconé, Poxoréu, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa e Tapurah.
O treinamento dos alfabetizadores está sendo ministrado pela coordenadora da Equipe Pedagógica do Senar, Tatiane Perondi. Ao falar da importância do trabalho dos alfabetizadores ela citou dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a taxa de analfabetismo que apontam que cerca de 24% dos brasileiros são analfabetos funcionais e 11% da população de Mato Grosso é analfabeta. "É um índice muito alto", avalia. "Além de contribuirmos para a redução desse índice estamos preparando os nossos clientes para os cursos de Formação Profissional Rural, pois uma das exigências para participar dos treinamentos do Senar é que o aluno seja alfabetizado", lembrou.
Ao término do curso os educandos recebem certificados e para participar, os interessados devem ter mais do que 16 anos de idade e entrar em contato com os Sindicatos Rurais.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras onde não há sindicato. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).