As oficinas de "Manutenção de Tratores Agrícolas" e "Artesanato em Couro Bovino" oferecidas no stand do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na 26ª Feira Agropecuária de Alta Floresta (ExpoAlta) chamaram à atenção dos visitantes da feira. A ExpoAlta, realizada pelo Sindicato Rural do município com patrocínio do Senar-MT, começou segunda-feira (21 de maio) e se encerrou domingo (27 de maio).
De acordo com o supervisor do escritório regional do Senar em Colíder – que abrange Alta Floresta-, Dirceu Oliveira, a oficina de manutenção de tratores foi realizada em parceria com as empresas Jumasa e Valtra que cederam as máquinas. "Utilizamos primeiro um trator Massey Fergunson que está exposto na ExpoAlta. No segundo dia, a Valtra nos cedeu um trator, que ficou estacionado o tempo todo no stand do Senar chamando muito a atenção das pessoas que passam por aqui", contou o supervisor.
Ao todo foram realizadas cinco oficinas de Manutenção de Tratores, tendo como instrutor o educador do Senar Vanderley Gusmão. "A princípio planejamos formar turmas com dez alunos, mas devido a grande procura montamos turmas com 12 pessoas. No total, tivemos 60 participantes na oficina", disse Dirceu Oliveira.
A oficina de "Artesanato em Couro Bovino" foi dividida em cinco categorias: confecção de cintos, confecção de chinelos, confecção de cabresto, confecção de bolsas e confecção de revestimento para copos de tereré. Cada categoria teve dez alunos, com carga horária de quatro horas por oficina . As aulas foram ministradas pelo instrutor do Senar Maurinho Costa da Silva.
O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras onde não há sindicato. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).