A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT recebe visita da turma de São José do Rio Claro

Post Image

A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) recebeu nesta sexta-feira (27.04) a visita de 33 integrantes do Programa Especial Jovem Aprendiz Rural (PJAR) do município de São José do Rio Claro (distante a 315 km de Cuiabá). Os estudantes foram recebidos pelo superintendente da instituição, Tiago Mattosinho. O Programa é realizado desde outubro de 2011 pelo Senar-MT em parceria com a Usina de Destilaria de Álcool Libra e o Sindicato Rural do município.

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados apresentados. Pudemos observar que esses jovens aprendizes têm comprometimento com o programa. Isso garante o futuro da produção do nosso Estado”, considerou Mattosinho. “Parabenizo em especial as educadores do programa, que estão no município junto com os alunos”, disse o superintendente referindo-se às instrutoras do Senar, Ana Izabel de Souza e Rosane Aparecida Ribeiro da Costa, presentes na atividade.

A gestora do programa, Daniela Niccioli Figueiredo, da Equipe de Aprendizagem Rural do Senar, demonstrou aos jovens aprendizes os programas especiais que a instituição de ensino rural desenvolve cursos de Formação Profissional Rural (FPR), ações de Promoção Social (PS) que constam no portfólio da instituição, além da missão, visão e valores do Senar. “O nosso é objetivo é que esses jovens identifiquem cada parceiro do Sistema Famato/Senar, trazendo a teoria para a realidade deles”, explica. A programação da atividade contou com a visita ao Senar, à sede da Famato, e passeios pelo zoológico da UFMT e a um shopping da Capital

Durante o encontro, os jovens aprendizes Danrlei Tessari Floriano, 17, e Wevelin Jacsuelen Silva, 17, apresentaram um resumo das atividades pelas quais passaram dentro do programa, como a visita a um apiário para conhecer a produção de mel e a aula sobre enxertia (união dos tecidos de duas plantas). “Toda minha família lida com agricultura, por isso o Jovem Aprendiz tem me ajudado muito. Para mim, a mudança mais marcante que ocorreu foi o desenvolvimento da comunicação. Antes não conseguia me expressar direito, tinha dificuldade. Agora já está mais fácil”, avalia Danrlei. “Hoje conheço muito mais sobre o Sistema Famato/Senar. As professoras falam sobre o Sistema, mas é diferente quando você vê com seus próprios olhos”, comenta Wevelin ao avaliar a vinda a Cuiabá. “O programa me auxiliou muito, o que destaco é o trabalho em equipe, que sempre é incentivado pelas professoras”.

Em uma das aulas os alunos criaram uma música em homenagem ao Senar e aos parceiros do programa, agradecendo a iniciativa em realizar o Jovem Aprendiz Rural em São José do Rio Claro. A canção foi apresentada durante o encontro. “Se a intenção era emocionar a gente, eles conseguiram”, brincou o gerente de Aprendizagem Rural do Senar-MT, Marciel Becker. “Desejo sucesso a todos eles e espero que o Senar continue contribuindo para a formação profissional deles”.

De acordo com a mobilizadora do Sindicato Rural, Joelma Mara Machado, a turma de São José do Rio Claro é a pioneira em Mato Grosso e as aulas vão até julho de 2012. “A ideia de visitar o Senar partiu da própria turma. Eu trouxe o pedido ao Senar, que de imediato foi atendido”, conta. “Essa experiência irá contribuir para que os alunos abram novos horizontes. Muitos deles nasceram e cresceram em São José e agora estão vendo que o mundo vai muito além da sua cidade”, completa.

O representante do Sindicato Rural de São José do Rio Claro, Luiz Paulo Basso, lembrou que o programa só existe devido à parceria entre sindicato, município, usina e o Senar. “Agradeço ao Senar pela parceria e espero que o programa seja apenas o primeiro passo desses estudantes no trabalho rural”, disse Basso. Outro parceiro que acompanhou a visita foi o representante da Usina Libra, Edinaldo Silva, que aprovou a iniciativa. “Hoje será um dia diferente na vida destes aprendizes, na questão cultural, geográfica e de formação sobre o Sistema. Tenho certeza que eles vão voltar diferentes, muito mais conscientes sobre o seu papel no setor de produção agrícola”, acredita.

O Jovem Aprendiz Rural beneficia estudantes de 14 a 18 anos com aulas sobre agropecuária, manutenção de propriedades agrícolas, cidadania, marketing, comercialização, promoção à saúde, comunicação, atividades voltadas para a comunidade entre outros temas.  O programa é composto por oito módulos com duração de nove meses e carga horária de 600 horas.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – entidade que congrega e representa os 86 Sindicatos Rurais – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).