A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Debate dos cursos para o segmento fecha workshop

Post Image

Aumentar a eficiência dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para atender aos produtores é o grande desafio do workshop da cadeia da soja e do milho. A afirmação é do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, nessa quinta-feira (12/04) durante o debate da última cadeia produtiva dentro do Workshop das Cadeias Produtivas. “A gente sabe que quando se capacita as pessoas de imediato elas já melhoram de vida, depois melhoram a produção da propriedade rural que trabalha e por fim colaboram para o desenvolvimento de todo o Estado”, argumenta.

Cerca de 60 pessoas, ligadas ao segmento soja e milho participaram do workshop na manhã dessa quinta-feira (12). Entre elas o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira da Silva.  “Esse trabalho é fantástico, que é levar para o campo aquilo que o campo precisa”, avalia. “O nosso objetivo aqui é ajudar a formatar cursos que sejam importantes para o produtor e que eles tenham cada vez mais qualidade, qualificando toda a cadeia de produção”, afirma.

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, lembra que o workshop tratou de 15 cadeias de produção no mês de março e deixou a da soja e milho para o final por se tratar de uma das mais organizadas do estado. “Esta é uma cadeia diferenciada. A gente teve a participação não só das instituições de governo federal, estadual e representantes de classes, mas também produtores e sindicatos rurais de forma ativamente”, aponta. “Essa participação reflete aquilo que a gente conhece da cadeia, que é a mais organizada e que está preparada para falar para o Senar quais são suas necessidades”, analisa. “Por ser um segmento altamente profissionalizado a qualificação permeia toda a atividade produtiva, desde a compra dos insumos até a comercialização final”, resume.