A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Segmento tem condições de melhorar em volume e qualidade

Post Image

O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, sediada em Sinop, Luciano Lopes, acredita que Mato Grosso está "engatinhando" quando o assunto é produção de leite, com exceções de alguns municípios que se desenvolveram de forma isolada, como Água Boa e os da Baixada Cuiabana. Porém possui potencial para crescer, já que o mercado consome produtos importados de estados das regiões Sul, Sudeste e outros do Centro-Oeste. "As prateleiras dos supermercados em Mato Grosso estão abastecidas com produtos dessas regiões", argumenta o pesquisador. "Temos como melhorar a produção tanto em volume quanto em qualidade para atender esse público", aponta.

Lopes participou do workshop da cadeia do leite, realizado na tarde de quarta-feira (21.03), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Para ele, entre as maiores dificuldades dos produtores do leite do Estado estão a deficiência de suplementação nutricional e a questão sanitária. "E nessa hora que o Senar pode fazer a diferença, atendendo a demanda de conhecimento, pois temos carência de profissionais da área para atender, principalmente municípios distantes da Capital, e de capacitação para manter esses técnicos atualizados", cita.

Além da Embrapa, participaram da discussão representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Associação dos Criadores de Gir do Mato Grosso (Gir-MT), universidades, Sindicatos Rurais de Cáceres e de Sinop, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Cadeia produtiva do leite – Mato Grosso produz três milhões de litros de leite/dia. A expectativa é aumentar para cinco milhões de litros/dia até 2014. A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro. Movimenta anualmente cerca de US$10 bilhões e emprega aproximadamente três milhões de pessoas. Os principais produtores de leite no mundo são os Estados Unidos, Índia, China, Rússia e Brasil. No Brasil, os maiores produtores são Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e São Paulo.