A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Capacitação garante melhoria na produção

Post Image

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) estima que no Estado há cerca de 450 propriedades rurais que têm como principal atividade a criação de suínos. Esse número garante a quinta colocação no ranking brasileiro de produção de suínos, pois Mato Grosso possui 1,9 bilhão de cabeças, de acordo com dados consolidados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2010.

O médico veterinário da Acrismat, Igor Queiroz Silva, participou na manhã dessa segunda-feira do primeiro dia do Workshop das Cadeias Produtivas, realizado pelo Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Ele acredita que com treinamentos e capacitações o setor pode superar essa marca. "Hoje estamos aqui para verificar quais treinamentos podem ser modificados e dessa forma melhorar os cursos ofertados pelo Senar para a nossa produção", apontou.

Em 2010, o Brasil produziu 32,5 bilhões cabeças. Mato Grosso colaborou com 6% desse total. Conforme informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea),  há perspectiva de crescimento para o setor, pois a suinocultura é uma atividade relativamente nova no Estado. As primeiras granjas são datadas de 1990. A projeção do Imea para crescimento da cadeia de suínos até 2020 é de 180%.

Cadeia produtiva de suínos – A cadeia produtiva da suinocultura é importante fonte de geração de emprego e renda para Mato Grosso. O Estado tem um potencial considerável para aumentar o seu rebanho de suínos. A expectativa de aumento no segmento ocorre pelo fato do setor ser grande produtor de grãos, ter excelente nível sanitário, boa oferta de energia, entre outros fatores.