Começou nesta semana o primeiro Curso de Classificação de Produtos Vegetais no Sindicato Rural de Sorriso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja). O público-alvo são produtores rurais e trabalhadores.
O evento tem duração de 40 horas e conta com 15 participantes. O instrutor do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Amaildo Ribeiro Portão, explica que no treinamento o produtor conhecerá a legislação sobre a classificação, assim como os critérios da identificação de defeitos e impurezas dos grãos. "Assim, o produtor poderá exigir um preço mais justo em suas negociações".
Para o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, o processo de classificação de grãos tem que ser feito de forma séria e transparente, desde a entrada do armazém até a exportação. "Para a classificação ser correta o classificador tem que ser habilitado. Por isso é importante que o produtor conheça todo o processo de classificação".
O produtor rural Silvano Felipetto afirma que está aprendendo a técnica correta de classificação e que, a partir de agora, poderá fiscalizar melhor a classificação feita na fazenda.
Já o produtor Telmo Hubner acredita que "o conhecimento poderá auxiliar sobre os critérios utilizados pelos classificadores".
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas junto ao Sindicato Rural.