A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Educação à distância cresce mais de 1.000 % em MT

Post Image

Produtores e trabalhadores rurais aderiram ao ensino à distância em Mato Grosso. O número de matriculados em cursos de Ensino à Distância (EAD) oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) aumentou 1.328% nos últimos 12 meses. No ano passado, eram 107 alunos inscritos, e agora em 2011, o volume passou para 1.528. No Brasil, o crescimento foi de 531%, saindo de 16.000 para 85.000 inscrições. Os dados são de uma pesquisa feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

"Certamente, temos um potencial de crescimento ainda maior e esperamos contar com a efetiva participação da população rural para que isso aconteça. Essa é uma oportunidade ímpar de aperfeiçoamento", diz o presidente do Sistema Famato Senar, Rui Prado.

O alto índice de escolaridade entre os participantes desta modalidade no país chama atenção. De acordo com o levantamento, 37,1% das pessoas que acessam o aprendizado à distância têm nível superior. No ensino médio, somam 35,9%, e pós-graduação, 10%. As que concluíram o ensino técnico chegam a 6,24%, e ensino fundamental 5,99%. As mulheres são a maioria, com 56,76% das vagas, enquanto que os homens preenchem 43,18%. "Interessante notar que nesta somatória, embora ainda baixo, temos 2% de pessoas com mestrado e 0,24% com doutorado participando dos cursos. Isso é salutar", observou Prado.

Com o propósito de aumentar ainda mais estes índices, o Senar oferece gratuitamente o programa EAD. Um método em que professor e aluno estão separados espacial e temporalmente, o que permite uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade de educação presencial. No entanto, exige também maior disciplina e administração do tempo, principalmente por parte do estudante.

Por meio de um portal virtual estruturado para facilitar navegação, estudo, comunicação e interação, pessoas que trabalham na área rural têm acesso a 17 cursos técnicos de capacitação, com conteúdos criados especialmente para atender às necessidades desse público. Os cursos abordam temas como empreendedorismo e gestão das propriedades, habilidades com as ferramentas digitais, saúde e conhecimentos gerais do setor agropecuário. "O intuito é contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e consequentemente aumentar a rentabilidade dos seus negócios e melhorando a qualidade de vida", salienta Tiago Mattosinho, superintendente do Senar-MT.

AOS INSTRUTORES

Além dos produtores e trabalhadores rurais, este ano o Senar, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), abriu um canal específico do EAD para os instrutores que atuam nas áreas de silvicultura, bovinocultura de leite, ovinocultura, caprinocultura, psicultura, irrigação e fruticultura. "Mato Grosso tem aproximadamente 200 instrutores que trabalham com Senar. Portanto é de suma importância que esses profissionais busquem cada vez mais qualificação para que repassem esse conhecimento aos participantes dos treinamentos no campo".

Ao término dos cursos os participantes recebem certificados. Para participar, os interessados devem acessar o site www.sistemafamato.org.br

O Senar-MT, assim como os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso, representados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, fazem parte do Sistema Famato.