Nesta semana (de 10 a 14 de agosto), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) estará presente em cinco feiras agropecuárias realizadas pelos Sindicatos Rurais de Rondonópolis, Juara, Barra do Bugres, Comodoro e Araputanga. O objetivo da instituição é levar para estas exposições oficinas que capacitem a mão de obra e ao mesmo tempo divulguem o portfólio de treinamentos disponíveis para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares.
As feiras agropecuárias de Rondonópolis e Juara já tiveram início no último final de semana. Em Rondonópolis, a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (43º Exposul) está ocorrendo desde o dia 08 de agosto e todas as noites o público pode assistir a Vitrine da Carne e nos 13, 14 e 15 (último dia de feira) haverá oficinas de artesanato em couro.
Já em Juara, desde o dia 09 está sendo realizada a Exposição Agroindustrial do Vale do Arinos (23ª Expovale) e a programação segue até 16 de agosto. Todas as noites o Senar-MT oferece duas oficinas uma de beneficiamento do leite e outra de manutenção de tratores agrícolas.
De 12 a 16 de agosto acontece a Feira e Exposição Agropecuária de Comodoro (19ª FEAGRO). Cada noite o público poderá participar de uma oficina de beneficiamento de alimentos (Conservação de pescado; Cortes e desossa de ovinos; Cortes e desossa de frango e duas de Linguiça apimentada).
No período de 13 a 16 de agosto será realizada a 15ª Exposição Agropecuária de Araputanga (Expoara). São ofertadas duas oficinas uma de beneficiamento de alimentos (conservação de pescado e cortes e desossa de frango) e Manutenção de tratores agrícolas.
A escolha das oficinas é feita pelos sindicatos rurais dos municípios em função da demanda feita pelos trabalhadores rurais. As mais procuradas são as de beneficiamento de carne e leite, mas há também oficinas de operação de máquinas agrícolas e outras na área de segurança do trabalho.
No dia 13 de agosto também tem início a 31ª Exposição Agropecuária de Barra do Bugres (Expoagro) a feira segue até 16 de agosto, no Parque de Exposições Renê Barbour e as oficinas ocorrem no Núcleo Avançado de Capacitação, inaugurado em 2014.
Nas outras localidades o Senar-MT leva um contêiner que serve de sala de aula para a parte teórica das oficinas do e quando há treinamentos de máquinas e implementos agrícolas, normalmente um trator fica exposto e também é usado na parte prática da capacitação.
Em 2014, o Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, realizou 317 oficinas em 41 feiras agropecuárias, capacitando 2.104 pessoas. Em 2015 a meta é ultrapassar estes números. De acordo o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, este ano 53 Sindicatos Rurais solicitaram a realização de oficinas de Mecanização Agrícola e de Beneficiamento de Alimentos durante as feiras agropecuárias, até agora 30 já foram realizadas. "As oficinas atraem o público da feira e dão uma amostra dos treinamentos realizados pela instituição e sindicatos durante o ano todo", avalia Prado.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.