A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Comunidades rural de Conselvan abre edição 2015 do programa do Senar-MT

Post Image

Desde as 7h da manhã desta sexta-feira (31.07) a comunidade de Conselvan, Zona Rural de Aripuanã (1002 km de Cuiabá), esperava a caravana do Mutirão Rural na Escola Estadual do Campo Dom Franco Dalla Valle. O dia foi de muita diversão, mas também de coisa séria. Mais de 1600 pessoas aproveitaram as ações ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural, prefeitura, e Governo do Estado e outros parceiros.

 

O aposentado Osvaldo Santos, 71, foi um dos que acordou cedo para receber os serviços ofertados pelo Programa. Ele foi vacinado, aferiu a pressão arterial, tirou fotos 3×4 e deu entrada na Carteira do Idoso, que garante o benefício da passagem gratuita em ônibus interestadual ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens. “Achei muito bom esse mutirão, porque no mesmo lugar consegui fazer tudo isso e agora vou poder viajar sem pagar a passagem com essa carterinha”, avaliou.

 

A pequena agricultora, Clemilda da Cruz, 50, fez o teste de glicemia e comemorou o bom resultado do Exame. “Deu 90, é resultado de mocinha”, brincou. Segundo ela a comunidade tem uma unidade de saúde, mas os serviços são precários. “Agradeço ao Senar e aos parceiros pela oportunidade, nossa comunidade é muita carente e quando vem alguma coisa diferente eu aproveito mesmo”.

 

A dona de casa Izalete Ortelan, 53, veio para a escola, passou pela triagem de saúde, tirou foto e trouxe a netinha, Lavínia, 4 anos, que fez uma borboleta na mão esquerda (arte em pele). “Ficamos muito felizes. Esse dia foi bem diferente na escola”, comparou.

 

O pequeno agricultor Eurico Aguiar, 66 anos, foi em busca da segunda via da Certidão de Casamento e saiu feliz da vida. “Tenho 45 anos de casado e o documento já está velhinho. Estávamos planejando ir até Cruzeiro Do Oeste, no Paraná para tirarmos a segunda via, com esse Mutirão economizamos uns R$ 1,5mil”, afirma. Além da certidão novinha em folha, o sitiante fez a solicitação da Carteira de Pescador Amador, para cumprir a legislação ambiental.  

 

Um dos serviços mais solicitados foi o de confecção de Registro Geral (RG). A dona de casa Jaine da Costa, 18 anos, grávida do terceiro filho, nunca fez o documento por achar difícil ir a Aripuanã. Ficou sabendo que no Mutirão Rural seria ofertado o serviço, não perdeu tempo e veio até a escola. “Quando a gente é mais nova não pensa muito sobre isso, agora já sou mãe e vem chegando mais um, não podia deixar esta oportunidade”, conta.          

 

O Programa Mutirão Rural é promovido pelo Senar-MT há 19 anos. Sempre em parceria com os Sindicatos Rurais e prefeituras.  O programa tem o objetivo de proporcionar o exercício da cidadania à população da zona rural de Mato Grosso, que enfrenta dificuldade de acesso a serviços públicos básicos. No dia do mutirão as pessoas podem solicitar 29 serviços além dos citados acima, são oferecidas palestras de esclarecimentos das leis de trânsito, direito do consumidor e inclusão social.

 

A instituição de ensino rural ofertou duas oficinas no Mutirão Rural, uma de Planejamento e aproveitamento de alimentos e outra de Pintura em tecido. A equipe ainda organiza atividades físicas, culturais e de lazer. Paralelo ao evento principal foi realizado um campeonato de futebol infantil.

 

Para 2015 a meta é realizar 45 Mutirões Rurais em várias comunidades das 11 regionais do Senar-MT, atendendo cerca 9 mil pessoas até dezembro deste ano.

 

O coordenador da Equipe de Projetos Técnicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, acompanhou as atividades, juntamente com a gestora do projeto, a analista Aurea Lima e o supervisor da Regional de Juína, Germano Nogueira. O superintendente de Promoção a Cidadania, ligada a Setas-MT, Juliano Rabelo e o prefeito de Aripuanã, Ednilson Faita, também estiveram presentes.

 

Conselvan – A comunidade rural fica a 80 km da sede do município de Aripuanã, tem 16 anos de formação e cerca de 7 mil habitantes. Além da Escola Estadual, possui duas escolas municipais. A principal atividade econômica é o extrativismo. Muitos moradores são pequenos sitiantes que sobrevivem por meio da agricultura familiar. O nome da localidade é uma homenagem a Mário Conselvan, já que as terras da comunidade faziam parte de uma grande propriedade deste fazendeiro.

 

O Senar-MT juntamente com a Famato, o Imea e os 89 sindicatos rurais formam o Sistema Famato, que dá suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

 

PROGRAMAÇÃO MUTIRÃO RURAL 2015 – Agosto

 

AGOSTO – REGIONAL JUÍNA

01.08 – Sábado – Aripuanã (Comunidade Milagrosa)

03.08 – Segunda-feira – Castanheira (Terceiro Assentamento)

05.08 – Quarta-feira – Juara (Comunidade Águas Claras)

06.08 – Quinta-feira –  Juara (Comunidade de Paranorte)

 

 

AGOSTO – REGIONAL CUIABÁ

15.08 – Sábado – Barão de Melgaço 

 

AGOSTO – REGIONAL QUERÊNCIA/BARRA DO GARÇAS

24.08 – Segunda-feira – Confresa (Pé de Caju)

25.08 – Terça-feira – São José do Xingu 

26.08 – Quarta-feira – Porto Alegre do Norte

28.08 – Sexta-feira – São Felix do Araguaia (Espigão do Leste)

30.08 – Domingo – São Felix do Araguaia (Projeto de Assentamento – Dom Pedro)

OBS> Calendário sujeito a mudanças conforme necessidade dos parceiros