O Mutirão Rural, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), ganhou um novo parceiro na tarde desta quarta-feira (15). A Televisão Centro América (TVCA), afiliada da Rede Globo no Estado, entrou para o time e será a responsável por divulgar os cerca de 40 eventos programados para as comunidades rurais em diversos municípios até o fim deste ano. O objetivo do Mutirão Rural é garantir serviços essenciais como saúde, educação e emissão de documentos à população que vive em locais longínquos e não consegue acesso.
A assinatura da parceria foi celebrada pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, e do diretor-geral da TVCA, Zilmar Melatte. "É muito importante ter a parceria da Centro América porque a Televisão vai divulgar o evento em que as pessoas poderão fazer exames, consultas médicas, documentos, e é fundamental essa divulgação, esse chamamento", comentou Prado.
O diretor-geral da TVCA destacou a importância de a iniciativa chegar às comunidades que estão a muitos quilômetros de distância dos centros urbanos. "Normalmente, os grupos, as redes, as entidades olham para a cidade e esquecem da população que está a mil, dois mil quilômetros de distância da capital, ou a 200, 300 quilômetros da cidade mais próxima. E a necessidade deles é tão grande quanto a de quem vive na cidade".
O Mutirão Rural, que já é realizado por meio da parceria do Senar-MT com os Sindicatos Rurais, o governo do Estado, as prefeituras e clubes de serviço, acontece há 19 anos. Só em 2014 foram mais de 135 mil atendimentos. Pare este ano, como se inicia no segundo semestre, a meta é atingir 90 mil atendimentos. "A gente vai prestar 29 tipos de atendimento a essas comunidades e vai levar para eles cidadania, alguém vai olhar para eles e acho que isso é o mais importante", completou Melatte.
O primeiro evento de 2015 acontecerá no Distrito de Conselvan no próximo dia 31, com atividades que vão durar o dia inteiro. E a TV Centro América vai começar a se preparar para acompanhar in loco a realização, adaptando-se tecnicamente para entrar nas comunidades rurais. "Lá estão as pessoas do meio rural, que trabalham em sítios e nas fazendas. A gente quer atingir essas pessoas que, na maioria das vezes, não têm condições de acesso às grandes cidades como Cuiabá", enfatizou Prado.
Além dos serviços de saúde e de emissão de documentos, o Senar-MT credenciou, para este ano, profissionais de educação física, recreação, promotor de eventos para atividades de cultura e lazer durante os mutirões. Além disso, adquiriu um kit biométrico para confecção de carteira de trabalho digital para atender exigência do Ministério do Trabalho e Emprego. Mais uma novidade é a aquisição de uma unidade móvel de saúde, com três salas para consulta médica, odontológica e realização de exames laboratoriais.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.