Exibindo uma bolsa de couro versátil, que pode ser usada dos dois lados, bastando apenas virar a parte interna para ter um novo modelo, ou regular as alças, mais curtas ou mais compridas, o professor da rede pública de ensino, Doatir de Almeida, esteve na noite de quarta-feira (08.07) no estande do Sistema Famato/Senar, visitando a oficina de Beneficiamento de Couro – confecção de bolsa.
Ele foi um dos participantes da mesma oficina ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na Expoagro 2014. "Foi uma ótima oportunidade, agradeço ao Senar-MT e ao professor. Hoje complemento minha renda com a venda de bolsas por encomenda, mas a intenção é abrir uma pequena empresa daqui a algum tempo", revelou Doatir. O professor estava acompanhado pela esposa Edna de Almeida, que faz a parte 'comercial' do casal. "Ela é professora aposentada e participa de feiras de artesanato, especialmente de Chapada dos Guimaraes. Além das bolsas, vendemos cintos e pulseiras de couro".
O instrutor credenciado junto a instituição, Maurinho da Silva foi quem ministrou tanto a oficina de 2014 quanto a deste ano e se mostrou feliz com o resultado. "É bom saber que pudemos contribuir. Damos um caminho, mas participante tem que se dedicar", afirmou.
Além da oficina de Beneficiamento de couro, na noite desta quarta-feira a movimentação do estande ficou por conta da oficina de Beneficiamento de Leite, ministrada pelo instrutor Marcelo Aguil, do Cinema 5D que tem atraído famílias para conhecerem uma fazenda sustentável, por meio de um vídeo interativo de seis minutos e pela Vitrine da carne – cortes de peixe.
Em 2014, o Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, realizou 317 oficinas em 41 feiras agropecuárias, capacitando 2104 pessoas em oficinas gratuitas. Em 2015 a meta é ultrapassar estes números. De acordo o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, este ano 56 Sindicatos Rurais solicitaram a realização de oficinas de Mecanização Agrícola e de Beneficiamento de Alimentos durante as feiras agropecuárias. "As oficinas atraem o público da feira e dão uma amostra dos treinamentos realizados pela instituição e sindicatos durante o ano todo", avalia Prado.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.