Além de Cuiabá, julho também será um mês bastante movimentado para vários outros municípios com a realização de feiras agropecuárias que já começam a partir desta quinta-feira (02.07). Além da 51ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro 2015) que acontece em Cuiabá até o próximo dia 12, os municípios de Apiacás, Nova Mutum e Castanheira também realizam feiras agropecuárias neste fim de semana.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) leva para estas feiras treinamentos para qualificar e capacitar profissionais para diversas cadeias produtivas. A escolha das oficinas é feita pelos sindicatos rurais dos municípios em função da demanda feita pelos trabalhadores rurais. As mais procuradas são as de beneficiamento de carne e leite, mas há também oficinas de operação de máquinas agrícolas e outras na área de segurança do trabalho.
Já no segundo fim de semana será a vez dos municípios de Colniza e Água Boa realizarem suas feiras agropecuárias. Um contêiner serve de sala de aula para a parte teórica das oficinas do Sernar-MT e quando há treinamentos de máquinas e implementos agrícolas, normalmente um trator fica exposto e também é usado na parte prática da capacitação.
Ao longo de julho ainda acontecem exposições agropecuárias nos municípios de Campo Verde, Tapurah, Colíder, Dom Aquino, Marcelandia, Nova Monte Verde e Itiquira. Para todos estes municípios estão previstas a realização de oficinas do Senar-MT.
Em 2014, o Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, realizou 317 oficinas em 41 feiras agropecuárias, capacitando 2.104 pessoas em oficinas gratuitas. Em 2015 a meta é ultrapassar estes números. De acordo o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, este ano 56 Sindicatos Rurais solicitaram a realização de oficinas de Mecanização Agrícola e de Beneficiamento de Alimentos durante as feiras agropecuárias. "As oficinas atraem o público da feira e dão uma amostra dos treinamentos realizados pela instituição e sindicatos durante o ano todo", avalia Prado.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.