A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Ferramenta é aprovada por mobilizadores

Post Image

 

O aplicativo "Portfólio de eventos" está agradando aos mobilizadores de sindicatos rurais que receberam do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) o tablet com o app customizado. A mobilizadora do Sindicato Rural de Cáceres, Rosa Cezário, recebeu a nova ferramenta de trabalho na semana passada e aproveitou para utilizá-la durante a reunião do Plano Anual de Trabalho (PAT 2016), realizada nesta terça-feira (16.06) no município.

 

"Fiz apresentação do Senar-MT para os parceiros e usei o app para falar dos treinamentos", conta. "Agora o nosso produtor pode tirar suas dúvidas sobre os cursos que o senar-MT oferece e quais as cadeias produtivas que melhor atendem a realidade da sua propriedade e seus funcionários lá na sua propriedade, no assentamento, ou onde estiver", afirma. "Esta é mais uma iniciativa do Sindicato Rural de Cáceres em parceria com o Senar-MT na busca da melhoria da vida do homem do campo", declarou, Rosa.

 

O aplicativo foi criado pela instituição de ensino rural com o objetivo de auxiliar na mobilização dos participantes das turmas que realizam os treinamentos do Senar-MT. O app "Portfólio de eventos" é a versão virtual de todo material gráfico de divulgação dos cursos e programas da instituição. "Os mobilizadores do Senar-MT identificam as demandas dos produtores e ofertam nossos treinamentos e os aplicativos vão facilitar muito este trabalho", explica o presidente do Sistema Famato Senar, Rui Prado. "Para garantir uma boa ação, o mobilizador precisa ter acesso rápido e preciso a informações como quais os treinamentos disponíveis para cada Cadeia Produtiva, os pré-requisitos, número mínimo e máximo de participantes por turma, perfil dos participantes, carga horária, entre outras. Esse equipamento irá contribuir sobremaneira com este momento", avalia.

 

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o aplicativo funcionará de modo off line permitindo que o mobilizador tenha acesso às informações quando estiverem no campo. "Apenas para fazer a atualização do aplicativo será necessário se conectar à internet, o que facilita muito, pois sabemos que no interior o sinal de internet oscila muito", explica.

 

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do Senar-MT, Willian Basili, acrescenta que a instituição irá economizar tempo e dinheiro com material de divulgação. "Sempre que há alguma mudança no portfólio é preciso fazer alteração no material, mandar para gráfica e esperar todo esse tempo de produção, impressão e envio do material para os Sindicatos Rurais, com o aplicativo tudo será atualizado com um click".

 

A gerente de Educação Profissional Rural, Tatiane Perondi, revela que o aplicativo permite que o mobilizar acesse o site do Senar-MT e navegue quando conectado à internet. Ela adianta que a instituição pretende dar novas funcionalidades ao aplicativo. "Futuramente o app fará a interação com o Sistema Senar nas Nuvens, usado pela instituição. Assim os mobilizadores poderão preencher as informações para cadastro dos participantes nos treinamentos no modo off line e enviar os dados para o sistema quando tiverem acesso à Internet", antecipa.

 

O aplicativo é muito simples e intuitivo, lembra o material que já está no site da instituição. "Mesmo assim os supervisores regionais do Senar-MT farão a entrega dos tabets aos 87 mobilizadores e irão orientá-los sobre o funcionamento da ferramenta", informa Tatiane.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt