A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT oferece 26 treinamentos para a cadeia produtiva em março

Post Image

De maioria católica, a população do Brasil vive o período da Quaresma. Na tradição religiosa, os 40 dias que antecedem a Semana Santa começa na Quarta-feira de Cinzas e segue até o Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa, que neste ano será dia 05 de abril. Neste período observa-se o aumento do consumo de peixes, já que os fiéis trocam a carne vermelha pelo pescado, em especial às sextas-feiras.

 

Paralelo a isso, está em vigor até dia 28 de fevereiro a proibição da pesca nos rios de Mato Grosso devido a Piracema (época de reprodução dos peixes). Neste cenário, a alternativa tem sido o consumo de peixes provenientes de piscicultores.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mantém em seu portfólio treinamentos voltados para o desenvolvimento da piscicultura. São 33 treinamentos disponíveis para os piscicultores, sendo quatro específicos para a cadeia produtiva.

 

No mês de março, a instituição de ensino rural, em parceria com sindicatos rurais ou prefeituras, está com 26 treinamentos da cadeia produtiva previstos para ocorrerem. Os treinamentos programados são de Piscicultura Básica (Santa Terezinha, Paranaíta, Salto do Céu, Várzea Grande, Ribeirãozinho, Nova Xavantina, Alta Floresta, Nova Maringá, Apiacás, Tangará da Serra, Poxoréo, Poconé, Pontal do Araguaia, Colider e Juína); Beneficiamento e conservação do pescado (Chapada dos Guimarães, Carlinda, Juruena, Porto Alegre do Norte, Poconé, Cáceres, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento); e Construção de viveiros escavados, tanques-rede e monitoramento da água (Novo Horizonte do Norte e Porto Estrela).

 

Além destes treinamentos estão previstos outros 365 cursos do Senar-MT por todo o Estado em Março, podendo atender até 5083 pessoas com treinamentos de capacitações profissionais. A organização das turmas fica a cargo dos parceiros, para confirmar se as turmas irão ocorrer, quando e se há vagas disponíveis, o interessado deve procurar o Sindicato Rural do seu município.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, pelo Imea e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).