A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mercado futuro protege produtores de variações de preços

Post Image

Mercado futuro. Para muitos ainda é uma novidade. Para outros já faz parte do cotidiano da comercialização da produção. Vale explicar que os contratos de futuro são de compra e venda padronizados, no que se refere às características do produto negociado, conforme regulamentação da Bolsa. É por meio destes contratos que as partes se comprometem a comprar e vender determinada quantidade de um ativo financeiro ou ativo real (bens tangíveis), em uma data futura, a um preço predeterminado. Por serem padronizados, os contratos futuros são negociáveis em bolsa e constituem a base do chamado mercado futuro.

Estes contratos são utilizados tanto para a proteção, quanto para a especulação. Por exemplo, se um investidor possui um passivo em dólar, e teme que a cotação da moeda vá aumentar, pode comprar contratos futuros à cotação atual, de forma que o que ele perderia ao ter uma dívida maior a pagar, ganha ao ter um contrato a um preço maior a vender – isso devido à valorização da moeda – , ficando assim sem lucro e nem prejuízo.

E este é o assunto do blog do SENAR-MT https://blogsenarmt.com/  esta semana. A matéria além de explicar detalhadamente o que é mercado futuro, também mostra dicas para evitar riscos e ainda oportunidades que o produtor pode aproveitar.