A Caravana Soja Brasil encerrou a primeira semana de trabalho em Mato Grosso na cidade de Diamantino. Com mais de 20 produtores rurais interessados em discutir o futuro do agronegócio, as palestras do período da noite foram bastante interativas. Já na manhã de sábado, pelo menos, 10 produtores passaram pelo Conexão AgriHub para conhecer as novas tecnologias que estão em pauta.
Este ano o assunto principal do Soja Brasil é inovação tecnológica. “O futuro já chegou! O que a tecnologia tem a oferecer à agricultura” é o tema da palestra principal. O palestrante e engenheiro agrônomo João Henrique Rosa chama o público para uma reflexão sobre o futuro no setor do agronegócio.
Em Diamantino, além dos produtores reclamarem da falta de internet, também colocaram o assunto rentabilidade na pauta. Eles alegam ainda que existe um aumento constante dos insumos e que o lucro está cada vez menor. Na opinião dos produtores, produzir no Brasil é um risco muito grande.
Mas o Soja Brasil não é só isso. Há diversas outras palestras.
Dentre elas, uma sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). O superintendente Otávio Celidonio fala sobre o papel da entidade na capacitação e da qualificação da mão de obra para o setor do agronegócio.
Outro assunto é AgriHub, um programa de inovação e que tem como objetivo integrar os produtores rurais e empresas de inovações tecnológicas. É uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio. “Um dos diferenciais deste projeto é a iniciativa de conectar produtores rurais, empresas de inovação, pesquisadores e investidores que estejam em busca de possíveis soluções tecnológicas às necessidades específicas do meio rural mato-grossense”, acrescenta Fábio Silva, responsável pela área de parcerias do AgriHub.
CONEXÃO AGRIHUB – Todas as manhãs, dentro da programação do Soja Brasil acontece o Conexão AgriHub que é um evento do projeto AgriHub desenvolvido pela Famato, SENAR e Imea e tem o objetivo de apresentar aos produtores rurais novas tecnologias. Nesta rodada estão sendo apresentadas três tecnologias.
Farmbox é uma delas. É a caixa de soluções completa para a gestão e a operação da fazenda. A ideia é ajudar a equipe a controlar as atividades, do planejamento até a colheita. Para saber mais acesse o site www.farmbox.com.br
+Gestão é outra tecnologia apresentada durante o Conexão AgriHub. Mais que um software, esta tecnologia possui um modelo de gestão estruturado de acordo com as necessidades da propriedade (flexível). O objetivo é gerar um banco de dados. Saiba mais acessando o site http://connectere.agr.br/
Já o medidor de vazão é um sistema que verifica a qualidade dos bicos dos pulverizadores utilizando a câmera do celular. Para saber mais acesse – http://www.dropscope.com.br/sprayflow/
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA – Nesta segunda-feira (27.11), o Soja Brasil acontece em Sinop. Ao longo da semana passará ainda pelos municípios de Sorriso, Ipiranga, Tapurah e Nova Mutum.