A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

SENAR-MT inaugura Núcleo de Capacitação e fortalece parceria com o setor produtivo rural

Post Image

A população de Juara comemorou na noite de quarta-feira (30/08) uma grande conquista para o município. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais da cidade, entregou a obra finalizada do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC). São 130 metros quadrados de área construída, composta por sala de aula climatizada com capacidade para 30 alunos, cozinha industrial com uma das paredes de vidro para realização de vitrines e oficinas. Além disso, o espaço foi todo equipado com utensílios e mobílias necessárias para a realização dos treinamentos.

A unidade do NAC de Juara foi construída em um terreno adquirido pelo Sindicato Rural com o apoio da Associação dos Criadores do Vale do Arinos (Acrivale) e doado para o SENAR responsável pela execução da obra.

De acordo com o vice-presidente do Sistema Famato Francisco/SENAR-MT, Olavo Pugliesi de Castro, o objetivo principal é aumentar a capacidade das ações do SENAR-MT no campo levando formação e capacitação técnica para os trabalhadores e produtores rurais de Juara e região. "Essa unidade do NAC é mais uma ação para implementar o setor agropecuário do estado, fortalecendo, desta vez, a região noroeste de Mato Grosso com profissionais altamente qualificados que serão capacitados no NAC", disse o vice-presidente.

Castro ainda falou da emoção e do privilégio de estar inaugurando uma nova unidade do NAC em um município que a principal atividade econômica é a pecuária, mas que está se desenvolvendo e se abrindo para a agricultura.

"Estou muito feliz de estar aqui abrindo a porta de uma casa que vai levar ao cidadão muito valor agregado. Dou muita importância aos cursos oferecidos pelo SENAR-MT, o que é para mim uma das principais ferramentas do Sistema "S". O SENAR, com toda sua expertise na qualificação, capacitação e formação de pessoas faz a diferença em todo o Brasil. E o agronegócio mato-grossense merece investimentos como esse aqui, uma vez que o nosso modelo de produção e tecnologias adotadas faz inveja para o mundo. Por isso, parabenizo o Sindicato Rural e as entidades envolvidas pela inauguração desse espaço e garanto a parceria do Sistema Famato", pontuou.

O presidente do sindicato Jorge Mariano disse que a entidade já realizava em parceria com o SENAR-MT cerca de 50 cursos para a comunidade por ano. Agora com o NAC esse número deve dobrar. "Pretendemos, junto com o SENAR-MT, dobrar esse número e proporcionar mais conhecimento ao Vale do Arinos. Os cursos servem para a qualificação profissional do trabalhador rural, como também agrega valor à produção. O nosso objetivo é atender as necessidades do setor rural e de todas as cadeias produtivas", afirmou Jorge Mariano.

O gerente técnico do SENAR-MT, Guto Zanata disse que a inauguração do NAC de Juara está mostrando que o melhor caminho para uma vida de qualidade no campo é o aprendizado. "O Sistema Famato, através do SENAR-MT, tem esse compromisso de levar conhecimento e novas tecnologias ao produtor rural e aos trabalhadores do campo".

O vice-prefeito de Juara Carlos Sirena agradeceu o SENAR-MT pela escolha da cidade para abertura do NAC. "Não tenho dúvida de que isso vai melhorar muito a vida do homem do campo e de seus familiares, pois o conhecimento agregado à vontade de trabalhar torna o ser humano e tudo que está a sua volta muito melhor", discursou Sirena.

Os NACs já estão presentes em 11 municípios mato-grossenses: Brasnorte, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Campinápolis, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Juína, Cotriguaçu, Comodoro e agora em Juara.

Além da comunidade e produtores rurais, também participaram da solenidade o presidente do Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos Milton Carlos Zolin, o presidente da Câmara Municipal de Juara João Batista Rissoti, representante da Acrivale Valter Rosolim,  a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Maria Aparecida, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Juara Mauro Dirami, diretor conselheiro da Famato Dirceu Oliveira e o secretário de Turismo Luciano Oliveto.