A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mutirão Rural já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2019

Post Image

O Mutirão Rural, um programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e dezenas de outros parceiros já passou por mais de 40 municípios em 2019 e as equipes de trabalho já fizeram mais de 60 mil atendimentos. Somente na semana passada foram cerca de cinco mil, nos municípios de Guiratinga, Poxoreu, Rondonópolis e Pedra Preta.

A expectativa para 2019 é realizar cerca de 60 eventos ao longo de todo o ano e mais de 100 mil atendimentos. Até julho já foram realizados 41 Mutirões e para o segundo semestre estão previstos cerca de 20. "Juntar mais de 30 serviços num só lugar é uma forma de atender tanto o homem do campo, quanto o da cidade com qualidade, eficiência e rapidez", destaca o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Gonçalo de Arruda.  

Ele acrescenta ainda que o Sindicato de Rondonópolis não trabalha apenas em prol da classe produtora, mas sim de toda a sociedade. "Realizamos várias ações que também atendem a população urbana. O Mutirão Rural é um deles. Ter a oportunidade de fazer exame de vista, ir ao dentista e ainda fazer os exames rápidos de saúde num só dia é muito importante, tanto para aquele que mora na comunidade como para quem mora na cidade".

É o caso de Joanice dos Santos, de 32 anos que levou a família inteira para o Mutirão Rural, realizado no Distrito de Nova Galileia, em Rondonópolis. Ela conta que o filho de três anos, Vitor Hugo de Souza cortou o cabelo e a filha Evelin Barreto da Silva, de 12 anos fez o exame de vista. "Trouxe ainda minha tia e minha mãe para fazerem os exames de saúde e também o de vista".

Joanice conta que ir à cidade para fazer tudo o que conseguiu fazer em um só dia no Mutirão Rural, levaria pelo menos três dias. "É que precisamos pegar carona, não temos ônibus que nos leva nem a Rondonópolis e nem à Pedra Preta. Então, normalmente pegamos uma carona até Pedra Preta e, depois um ônibus para Rondonópolis. Até chegar na cidade já é hora do almoço. Com o Mutirão Rural conseguimos resolver o problema da família toda de uma só vez e o que é melhor de tudo, no mesmo dia".

 

Programação do Mutirão Rural para o mês de agosto 

Quarta-Feira – (07) – Vila Rica – E.M. Nova Nazaré – Comunidade São José

Sexta-Feira – (09) – Santa Cruz do Xingu –  P.A.  Brasil Paiva

Sábado – (10) – São José do Xingu – E.M. Comandante Fontoura – Distrito Santo Antônio do Fontoura

Segunda-Feira- (12) – Confresa – P.A. Bridão Brasileiro – Comunidade Novo Planalto

Quinta-Feira – (15) – Canabrava do Norte – Distrito Primavera do Fontoura

Quarta-Feira – (21) – Gaúcha do Norte – Fazenda Botuverá

Sexta-Feira – (23) – Canarana – Distrito Culuene

Segunda-Feira – (26) – Querência – P.A.Coutinho União

Quarta-Feira – (28) – Nova Xavantina – P.A. Safra, Agrovila Nova Canaã do Leste

Sexta-Feira – (30) – Campinápolis – P.A. Santa Celia