A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Vencedores do CNA Jovem Nacional 2019 serão conhecidos neste fim de semana

Post Image

Os vencedores do CNA Jovem Nacional 2019 serão conhecidos neste final de semana durante o 4º encontro do programa, que será realizado de 5 a 7 de julho, na sede da CNA, em Brasília. Ao todo, 61 candidatos de 21 estados participam da iniciativa que tem como objetivo formar e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

Representando Mato Grosso está Daniella Blanco Dalponte, 25 anos, de Primavera do Leste, Wildon Cardoso de Souza, 28 anos, de Dom Aquino e Amanda Cristina Jorge Faitta, 26 anos, de Juruena. A expectativa dos mato-grossenses para conquistar o prêmio nacional é grande.

Daniella Blanco Dalponte conta que o seu desafio é fortalecer a relação entre os produtores rurais e as entidades que representam o setor. Já Amanda Cristina Jorge Faitta propõe a criação de um Projeto de Lei para o reaproveitamento de alimentos excedentes em feiras municipais, mercados e propriedades rurais. E o desafio de Wildon Cardoso de Souza é introduzir novas lideranças no sindicalismo rural.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira (5), eles serão recebidos pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, às 15 horas. No encontro, o grupo entregará as soluções propostas por eles para os seis desafios do setor priorizados no início do programa e trabalhados nos últimos quatro meses. Os desafios são:

– Criar mecanismos de atração e participação dos produtores rurais no Sindicato;

– Disseminar informações sobre diferentes fontes de energias alternativas;

– Fomentar a diversificação na comercialização de produtos agropecuários dos produtores das classes C e D;

– Difundir a importância da fertilidade do solo para cultivo de pastagens entre pecuaristas;

– Estimular a produção sustentável no agro brasileiro;

– Interligar egressos da Rede Senar E-tec, Faculdade CNA e de outras instituições de ensino técnico e superior ao produtor rural.

À noite, os jovens terão um talk show com o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

A programação do sábado (6) começa pela palestra “Comunicar e Conectar”, com a speaker coach Ana Goelzer. Na sequência ocorrerão as apresentações dos grupos e a palestra “Criatividade para soluções de problemas”, com o professor de criatividade Murilo Gun.

“Será a hora de mostrar o trabalho intenso que eles realizaram ao longo de quatro meses de dedicação e empenho. A experiência foi positiva e teremos propostas mais interessantes pelo fato de terem sido feitas em grupo. São propostas de soluções para o setor e não apenas para o Sistema CNA/Senar”, afirmou a gestora nacional do Programa CNA Jovem, Fernanda Jackeline Nonato.

No domingo (7), o professor, consultor especialista em liderança e ex-vice-presidente de Marketing do Flamengo, Daniel Orlean, fará a palestra “Projetos Colaborativos: da decolagem ao voo de Cruzeiro”.

Depois será feita uma apresentação sobre a Rede CNA Jovem, que antecede a solenidade de premiação dos trabalhos individuais e em grupo.

Os jovens com as três melhores propostas individuais ganham uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, em Novembro. Já o grupo vencedor participa do Congresso Internacional de Lideranças Jovens do Agro, em outubro, em São Paulo.