A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato/Senar/Imea leva conhecimento e informação para a Farm Show

Post Image

Começa nesta terça-feira (02.04) a 5ª Edição da Farm Show, em Primavera do Leste, a cerca de 250 quilômetros de Cuiabá. O Sistema Famato/Senar-MT/Imea estará presente na feira levando conhecimento e informação. O produtor rural de Tangará da Serra, representante da Famato e vice-presidente da Comissão Nacional de Cereais Fibras e Oleaginosa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli Silva falará sobre o tema "As Melhores Armas para a Defesa dos Produtores Rurais". A palestra está prevista para a próxima sexta-feira (05.04), às 16 horas.

Além disso, ao longo de toda a feira, técnicos do Sistema e instrutores credenciados junto ao Senar-MT estarão à disposição do produtor rural para o "atendimento consultivo". A ideia é atender individualmente cada um para que possam tirar todas as dúvidas e receberem orientações. Os assuntos são diversificados e inclui nota fiscal eletrônica, Fethab, CND – Funrural,  E- Social, CND – Sefaz e PGE e ainda taxação do agronegócio, Norma Regulamentadora 31.8 –  segurança no trabalho e aplicação de agrotóxico e irrigação.

No Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) acontecerá, ao longo da feira, oficinas de desossa, corte de frango e de leitão, beneficiamento e conservação de pescado. Os Nacs como são popularmente conhecidos, têm estruturas, que ocupam em média 130 metros quadrados. Cada unidade é composta por salas de aula climatizadas e, por uma cozinha industrial com uma das paredes de vidro que facilita a visão das pessoas que querem assistir as vitrines e oficinas. O espaço fica dentro do parque de exposição e é equipado com utensílios e mobiliário necessários para a realização dos treinamentos.

Farm Show – De acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, a feira se tornou a maior do estado por abranger todos os setores do agronegócio. "O coração da Farm Show é a vitrine tecnológica que mostra a todos o que tem de melhor para já preparar o plantio para a próxima temporada que vai começar em outubro deste ano", destaca.

Além das palestras abordarem sobre o agronegócio, a feira também vai trazer seminários e debates sobre o cenário político. "Nós vamos estar aqui com um grande número de prefeitos e pessoas do governo do estado já que estamos em um novo tempo no Brasil e nós temos que corrigir aquilo que foi feito de forma errada", afirma.

Além das vitrines tecnológicas – que em 2019 tem a expectativa de reunir mais de 70 empresas de insumos – e das oportunidades de negócios características da feira, projeta um crescimento em torno de 10% no número de expositores. Em 2018, foram 400.