A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Instrutores participam de capacitação para operar máquina que é novidade no mercado

Post Image

Mais de 50 instrutores da área de mecanização agrícola credenciados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) participam de uma capacitação no Centro de Treinamento (CT) de Sorriso, município a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. "Eles estão tendo a oportunidade de conhecer o equipamento sonda tech 2000 que é uma novidade no mercado, mas já tem três delas em Mato Grosso", conta o coordenador  técnico do SENAR-MT, Wlademiro Neto.

Uma parceria com a Soluções em Amostragem e Coleta de Informações (Saci) garantiu um equipamento e os instrutores para ministrar as aulas. O sócio proprietário da Saci, Ronaldo de Oliveira Martins, destaca que Mato Grosso é um mercado promissor, mas que estava tendo dificuldades para capacitar e treinar pessoas para operar o equipamento. "Tínhamos que fazer um acompanhamento rigoroso e como a rotatividade é alta no setor de mão de obra qualificada estava ficando cada vez mais difícil. A parceria com o SENAR-MT veio na hora certa".

Martins explica ainda que a sonda Tech 2000 é um equipamento para fazer a extração de amostras de solo em profundidade de até dois metros. "Além disso, a máquina escalona a amostragem por camadas. O diferencial é a integração das informações".

De acordo com o diretor, além de fazer amostragem, a sonda tech 2000 mede o índice de resistência e a compactação, no mesmo intervalo de tempo que faz a amostra, unindo com outra unidade, que é a umidade de solo. "A partir de todos estes dados se pode criar um mapa com todas as informações integradas".