A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Cadeia produtiva da piscicultura em plena expansão em Mato Grosso

Post Image

Com 2.500 produtores cadastrados no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), sendo 10 de alevinos e uma produção de mais de 62 mil toneladas a cadeia da piscicultura está em pleno desenvolvimento em Mato Grosso. O estado conta ainda com sete fábricas de ração para peixes e 11 frigoríficos.

De acordo com o presidente da Aquamat, Daniel Melo, apesar do mercado promissor e da cadeia estar em pleno desenvolvimento, ainda há muitos desafios a serem vencidos. Dentre eles, o de integrar todos os elos da cadeia. Outro é a estimulação da segmentação da produção em alevinagem, recria e engorda. “Mas não é só isso, há ainda a necessidade de investimento em pesquisa de melhoramento genético das espécies nativas e híbridos e a capacitação de mão de obra”.

Para atender a necessidade de mão de obra capacitada demandada para atender a cadeia produtiva da piscicultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece diversos treinamentos. Dentre eles um de construção de viveiros escavados, tanques – redes e monitoramento da água, piscicultura, planejamento e desenvolvimento da piscicultura. Além destes, o SENAR-MT em parceria com os sindicatos rurais também oferece um treinamento de 40 horas de transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos, defumados e beneficiamento e conservação do pescado. Este é o assunto do blog do SENAR-MT esta semana https://blogsenarmt.com/