O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Marcelo Lupatini, e o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, participaram nesta sexta-feira (26/09), em Feira de Santana, na Bahia, da inauguração do Centro de Excelência em Zootecnia. A estrutura foi entregue pelo Sistema CNA/Senar ao Sistema Faeb/Senar e vai se tornar uma referência nacional na capacitação de profissionais da área, com foco principal em equinocultura.
O novo complexo está instalado no Parque de Exposições João Martins da Silva e tem capacidade para atender mais de 4.100 alunos por ano em diferentes modalidades de ensino. Serão 960 vagas na formação técnica profissionalizante, sendo 480 no Curso Técnico em Zootecnia, com ênfase na gestão de propriedades rurais. Além disso, 600 jovens terão acesso a programas de qualificação e 2.600 vagas estarão disponíveis em cursos de Formação Profissional Rural (FPR), entre eles doma e equitação.
Para o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, a inauguração do Centro de Excelência representa um marco para o futuro da formação rural. “Essa é uma conquista que mostra o quanto o Sistema CNA/Senar investe em educação de qualidade. Formar jovens e trabalhadores do campo com conhecimento técnico e prático significa dar condições para que eles permaneçam no meio rural, com dignidade e oportunidade de crescimento pessoal e profissional. O impacto de uma estrutura como essa vai além da Bahia, é um avanço para todo o Brasil”.

Em breve Mato Grosso também será contemplado com a inauguração do Centro de Excelência em Grãos, Fibras e Oleaginosas, no município de Tangará da Serra. “O que reforça o compromisso do Sistema em preparar profissionais capacitados para atender às demandas do setor produtivo em diferentes regiões do país”, disse Marcelo Lupatini.
O diretor da Famato, Ronaldo Vinha, também ressaltou a importância do novo centro. “É uma iniciativa que reforça a missão do sistema sindical rural em preparar as pessoas e valorizar as famílias do campo. Sem dúvida, será um espaço transformador para a agropecuária brasileira”.
A partir do dia 6 de outubro, estarão abertas as inscrições para as primeiras turmas do curso técnico do Senar no Centro de Excelência em Equinocultura de Feira de Santana, consolidando o compromisso de formar profissionais aptos a atender às demandas crescentes do setor.

Homenagem – Durante a solenidade, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi homenageado pela Prefeitura de Feira de Santana com a insígnia da Ordem Municipal do Mérito, na classe Grande Comendador, entregue pelo prefeito José Ronaldo. A cerimônia destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da educação técnica no campo e para a valorização do setor agropecuário brasileiro.