A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato/Senar participa da Semana do Cavalo em Cuiabá

Post Image

A partir desta quinta-feira (1º de maio) o estande do Sistema Famato/Senar estará funcionando na 12ª Semana do Cavalo, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O espaço foi preparado para recepcionar os visitantes e divulgar o trabalho das quatro casas que compõem o Sistema (Famato, Senar-MT, Imea e Agrihub).   

O evento já é considerado o maior da região Centro Oeste e traz na programação provas hípicas, leilões, rodeios, cursos, palestras, exposições, parque de diversões e praça de alimentação. Conta ainda com shows nacionais e circuito de palestras científicas com o tema “Conexão, Ciência e Cavalo”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) terá uma programação especial na sexta-feira (02), das 8 horas às 17h30, com a realização do Mutirão Rural específico para atender os praticantes da Equoterapia do Senar e familiares. O mutirão promove atendimentos odontológicos, oftalmológicos e serviços de enfermagem com testes rápidos. Ao todo serão três edições, que ocorrem também nos dias 08 e 09 de maio.

Programa Equoterapia

A Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

O Senar contribui financeiramente com um valor mensal e fornece kit de equoterapia para os projetos parceiros, como: mantas, selas australianas, capacetes hípicos, além de capacitar profissionais da área para atuarem nesses projetos, pois nossa missão de prezar pela qualidade técnica.

O Programa busca garantir, no mínimo, quatro atendimentos mensais para cada praticante, conforme o planejamento terapêutico individualizado, sendo que cada sessão tem a duração de até 40 minutos, atendendo às exigências terapêuticas necessárias para promover o desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes.