Nesta segunda-feira (28), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) iniciou o treinamento de 15 novos técnicos de saúde credenciados para atuarem no programa Saúde no Campo. A capacitação tem como objetivo preparar os profissionais para oferecer atendimento de saúde a produtores rurais e suas famílias, especialmente em áreas de difícil acesso.
Durante três dias, os profissionais têm a oportunidade de conhecer o Sistema Famato e sua atuação, Mapeamento do Território e Educação em Saúde, Planejamento do Autocuidado, conhecimento sobre o Sistema SiSaúde, entre outras informações.
O diretor administrativo e financeiro da Famato, Robson Marques, destacou a importância da iniciativa para melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no campo.
“Este programa é uma oportunidade valiosa para os mais de 5 mil produtores rurais atendidos pelo Sistema Famato. Ele representa um avanço no desenvolvimento social e econômico do estado de Mato Grosso”, afirmou Robson.
Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, o programa tem um impacto social, econômico e sustentável em todas as propriedades rurais.
“A capacitação dos técnicos é fundamental para levar cuidados de saúde às comunidades rurais, promovendo bem-estar, cidadania e dignidade. Então esse programa vai impactar positivamente na vida de todos”, explicou Ronaldo.
O programa Saúde no Campo foi idealizado para promover a saúde dos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, trabalhadores rurais e seus familiares, por meio da estratégia de visitas domiciliares. Os técnicos atuarão como mediadores entre os produtores e os serviços de saúde, identificando riscos para desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Além disso, o Senar/MT fornecerá materiais educativos sobre as doenças mais comuns e orientações para que os produtores possam consultar em suas propriedades. Serão entregues também cadernos de saúde específicos para mulheres, homens e crianças, além de kits de primeiros socorros com itens essenciais para atendimentos emergenciais.