A equipe do Circuito Tecnológico, expedição realizada pela Aprosoja, Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e os patrocinadores Basf, Dow Agrosciences e Bayer colocou, novamente, o pé na estrada nesta segunda-feira (21). Nesta segunda etapa, as equipes visitam propriedades nas regiões Sul e Leste de Mato Grosso. Entre os dias 14 e 18 de outubro foi realizada a primeira etapa do Circuito que visitou a região Norte e Oeste.
Esta é a primeira vez que o Senar-MT participa do Circuito Tecnológico. De acordo com o instrutor do Senar-MT, Darcio Carvalho Borges, na primeira etapa da viagem a maior demanda detectada foi para treinamentos no setor de administração e gestão das propriedades. Outra solicitação bastante frequente é para a área de normas trabalhistas. "Observamos ainda que os gerentes das propriedade rurais que visitamos anseiam por mais treinamentos na área de tratos culturais, manejo de pragas e conservação de solo e de água".
Darcio conta ainda que de acordo com as conversas que teve durante as visitas, observou que pelo menos 90% dos entrevistados conhecem o trabalho de qualificação realizado pelo Senar-MT. "Destes, cerca de 70% já fizeram algum tipo de treinamento oferecido pela entidade". O instrutor diz ainda que a principal preocupação detectada na primeira etapa do Circuito Tecnológico foi com o Nematóide e Ferrugem que causam grandes prejuízos nas lavouras mato-grossenses.
Na primeira etapa da viagem realizada entre dia 14 e 18 de outubro, as equipes percorreram 8.648 quilômetros, aplicaram 181 questionários e coletaram 261 amostras, entre sementes e fertilizantes. Na primeira semana foram visitadas propriedades das regiões Oeste e Norte. A expedição passou por Diamantino, Deciolândia, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Sapezal, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vera, Santa Carmem.
Já nesta segunda semana que acontece entre os dias 21 e 25, os técnicos visitam propriedades nos municípios de Rondonópolis, Jaciara, Itiquira, Alto Taquari, Alto Garças, Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Querência, Nova Xavantina.
Os resultados finais do Circuito serão divulgados no final do mês de novembro.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).