Manutenção e montagem técnica de motosserra e técnica de operação e desfiamento de madeiras são os dois novos treinamentos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Neste semestre já foram lançados outros cincos novos treinamentos. Os próximos estão previstos para janeiro de 2014.
“A demanda foi identificada por meio de um estudo que o Senar-MT solicitou à Universidade Federal de Viçosa (UFV). A entidade ouviu representantes de todos os elos do setor agropecuário e também dos Sindicatos dos Produtores Rurais”, explica o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado.
A responsável pela área técnica, Tatiane Perondi conta que no treinamento de operação e desfiamento de madeiras, os alunos aprendem a fazer a manutenção básica da motosserra. O conteúdo do treinamento também inclui regulagem e afiação da corrente, técnica de operação, desfiamento de madeira e esquadrejamento de toras. Com 40 horas de duração, o treinamento tem como objetivo capacitar alunos para desenvolver técnicas de desfiamento de madeiras utilizando motosserra.
Já nas aulas de manutenção e montagem técnica de motosserra, o aluno aprende sobre a legislação, aquisição e componentes da motosserra e ainda manutenção, regulagem, afiação e técnica de operação do equipamento. Além do conteúdo específico, os treinamentos do Senar-MT também levam para os alunos assuntos como cidadania e segurança no trabalho.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho acrescenta que está previsto já para o primeiro semestre de 2014 o lançamento de novos treinamentos para atender a demanda das cadeias produtivas elencadas como prioritárias para o Senar-MT. Esta lista inclui a piscicultura, cotonicultura, soja e milho, olericultura, fruticultura, sistemas florestais e bovinocultura de leite. “Neste semestre lançamos sete novos treinamentos. Destes, três no setor de máquinas e implementos agrícolas, dois no setor de artesanato e estes últimos para a área de sistemas florestais”.
Os interessados em mais informações destes novos treinamentos devem acessar o site WWW.senarmt.org.br ou o sindicato rural de seu município.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).